terça-feira, 16 de novembro de 2010

O Refluxo!!!

Mais uma vez volto para falar do refluxo!!!

Gente, quando o Tales nasceu eu achava que refluxo era uma coisa de bebê, que tomou o medicamento, sarou, acabou-se o problema!
Não tenho o hábito de ir pesquisar no 'dr. Google' porque tudo que se procura lá tem informações alarmantes, aterrorizantes, que geralmente não correspondem à realidade dos problemas que pesquisamos.
Acreditava em algo simples, ou como diz as pessoas mais vividas...'coisas de criança'.

Infelizmente não é bem assim!

O Tales teve o refluxo quando nasceu, achei que tinha se curado, entretanto ele vivia com uma ardência na garganta ao levantar. Quando o levei a uma otorrino, esta disse que o problema era ocasionado por refluxo e passou as medidas anti-refluxo. Isso há mais de 5 anos!
Observadas as medidas anti-refluxo ele não teve mais as adências na garganta ao levantar-se.

Taís, como todos sabem, voltou a ter o refluxo em sua forma mais complicada, com dores e vômitos. Perdeu peso. Muito peso, diga-se de passagem!
Iniciamos o tratamento, ela melhorou, ganhou o peso que perdeu, entretanto na semana passada ela teve um episódio de vômito após ter passado a tarde com dores.
Não foi nada demais: apenas o vômito.
Neste dia, terça-feira, o Tales tinha campeonato de futebol, ela vomitou minutos antes de sairmos e eu cheguei a pensar que pudesse ser uma virose, já que várias crianças da escola estavam com uma virose gastrintestinal. Por garantia não fomos ao futebol, ela se recuperou, jantou e dormiu.
Foi o refluxo, mesmo!

Sábado eu fui levar Tamiris e Tales na festa em Atiabaia. Ela ficou com o papai, que não tem o costume de ficar com ela sozinho. Foi ao mercadinho e encheu a fofinha de balas, chicletes, balas de goma.
Depois que voltei de Atibaia fomos à casa da minha cunhada na zona rural. Ela comeu doce de amendoim, meio pacote de bolacha recheada e mais balas.
Não que eu não tivesse tentado controlar, mas quando eu via, já estava comendo!
Precisei pegar no pé, ela chorou, mas algo me dizia que aquilo tudo de doces não ía cair bem com o refluxo!

Dito e feito!!!

Ela enjoou, não quis jantar. Dormiu bem, mas por volta de 5:30h da manhã ela acordou gritando que a barriga estava doendo. Deitei no colchonete ao lado da cama dela, ela ficou agitada virando de um lado para o outro até que levantou e correu para o banheiro.
E vomitou...
Não tinha nada no estômago para vomitar, então começou com uma espuma branca, um poquinho de catarro porque está meio resfriada, depois passou a vomitar bilis e depois bilis com sangue e espuma com sangue, até chegar somente no sangue.
Era um tal de ir e vir da cama para o banheiro. Deitava, tentava dormir, sentia dor, levantava e ía para o banheiro.
Ficamos nessa das 5:30h às 9:00h, mais ou menos.
Neste meio-tempo tentei dar a bromoprida, devidamente devolvida em forma de vômito!
No horário da medicação do refluxo, a mesma coisa!
Ela dormiu um pouco, até por volta das 9:45h, acordou, pediu um chá, tomou dois goles e vomitou como se tivesse tomado um litro!
Aí não tinha saída: me arrumei, dei banho nela e fomos para o ambulatório do hospital!
Lá a pediatra falou que quem tem refluxo não pode comer açúcar, muito menos açúcar em excesso, passou medicamento no soro e por via oral para tomar no hospital.
Ela ficou das 11:00h às 13:15 no soro venoso, tomando soro por via oral.
Na hora do almoço chegou a comida para mim, ela sentiu o cheiro e quis comer. Chamei a enfermagem pela campainha, mas ninguém apareceu. Dei comida para ela devagar.
Saiu outra do hospital!
Chegou em casa dormindo, por volta de 13:45h e dormiu até 17:35h!
Tomou lanche da tarde, jantou, dormiu a noite inteira e não teve mais nada.

A pediatra dela falou para quando terminar este vidro de medicação...que termina esta semana...era para passar a dar uma vez por dia, ou seja, a cada 24 horas. Ela está tomando de 12/12 horas.
Não sei se isso vai funcionar, já que mesmo com medicação ela está fazendo episódios de vômitos ainda.
O de ontem foi pelo excesso de doces, mas o de terça-feira não!
Enfim...refluxo não é nada, mas exige muitos cuidados, muita atenção e muita disciplina alimentar!

Fica aí o alerta: se seus filhos, sobrinhos, primos, netos tiveram refluxo e 'sararam', observe sempre porque alguns maus-estares podem estar relacionados à volta do refluxo, que podem ser em menor escala como o do Tales!

Grande beijo,
Cláudia

6 comentários:

  1. Ai Clau, você me desanima,kkkkkk
    Nós já estamos numa fase meio quieta, mais por ele que por mim, que sou meio insasiavel,kkkkkk...
    Sei como deve ser vivenciar as descobertas da filhota, muito legal.
    Beijos pra ela e avisa que se o menino não desata, ela tem que chegar nele logo,kkkkk.

    ps: So respondendo o seu coments. :)

    ResponderExcluir
  2. Puxa que chato, einh, mas e agora? terá que ser acompamhada para sempre??
    Desejo muita saúde a ela!!!
    beijos e boa semana,

    ResponderExcluir
  3. Na ultima consulta com pediatra da Rebeca eu conversei com ele sobre isso, de vomitos. Ele disse que é muito comum mesmo, refluxo, e que criança pode ter isso a qualquer hora, por que o sistema digestivo deles ta em formação. Tive a impressão que muitas vezes nos temos que lidar com isso quando mais velhos pois tivemos um refluxo leve quando crianças e não foi tratado.

    Mas e como voce disse, e chato, mas passa

    ResponderExcluir
  4. Mas q saco esse refluxo neh?
    Mady teve, já Pie não...

    Melhoras ai!

    Bjuuus e obrigada pelo carinho com a Mady la no blog

    ResponderExcluir
  5. Logo melhora....minha sobrinha e cunhada tem e é fogo n´flor apreenssão só....
    Saudades de vc
    Lindos dias viu????
    Tem selinho no meu blog pra ti
    bjussssssssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  6. Olá!!!!
    Obrigada pelo comentário lá no blog coisa de mãe, fico feliz que você tenha gostado e mais ainda por ter se identificado! Eu estou mais para a mãe "tradicional" agora também, mas ainda me pergunto sobre esta opção todos os dias!
    Fiquei admirada com a sua nobreza de cárater em adotar três crianças, é raro ver alguém tomar uma decisão dessas uma vez, quanto mais três! Percebi também a sua religiosidade, algo que auxilia e enfrentar os problemas de uma forma mais positiva e que também tem a minha aprovação plena. O seu blog é muito bom, mostra uma pessoa versátil e aberta ao amor, o que é tudo de bom que podemos desejar a alguém!
    Um grande abraço,
    Adri

    ResponderExcluir

Já que você chegou até aqui, por favor deixe seu recadinho. Sua visita foi muito importante e seu recadinho nos deixa ainda mais feliz! :)