sábado, 9 de abril de 2011

"Ele era filho adotivo!"

imagem retirada do site Exame.com
 Esta semana o Rio de Janeiro e o Brasil figuraram em noticiários nacionais e internacionais como palcos de uma tragédia pavorosa: o ataque de um ex-aluno a uma escola, resultando na morte de 12 adolescentes, algumas dezenas de feridos e uma nação em choque!

Sempre que uma tragédia como esta ganha destaque, buscam-se orientações de especilistas à procura de um motivo para tal ato insano! Levantam-se hipóteses, tentam traçar um perfil do agressor através de seu comportamento, de seus relacionamentos, do que falava, de como agia.
Aconteceu com Suzane Richthofen! Menina de classe alta, filha de um engenheiro e uma psiquiatra, havia estudado em excelentes escolas, tido uma boa educação, era estudante de direito! A justificativa que encontraram: ela era psicopata! Não sente arrependimento, é fria, não tem afetividade.
Aconteceu com Mateus da Costa Meira, estudante do último semestre de medicina que atacou pessoas à metralhadas dentro do cinema em um shopping de São Paulo: tinha desequilíbrio, fazia tratamentos com psiquiatras e tomava medicação controlada. Surtou!
Aconteceu com Lindenberg Alves (para quem não lembra, é aquele que matou Eloá após 100 horas de cárcere privado)! A justificativa que encontraram: ele era traumatizado e revoltado porque o pai o abandonou ainda criança e se envolveu com más companhias!
Aconteceu com Gil Rugai: ele foi levado a cometer o ato insano porque queria poder na empresa do pai e deu desfalque na empresa.
Aconteceu com Alexandre Alvarenga, produtor musical de Campinas que atirou seu bebê contra o pára-brisas de uma Blazer em movimento e bateu com a cabeça da outra filha no tronco de uma árvore logo após um acidente de trânsito: teve um surto psicótico motivado por distúrbios mentais.
Aconteceu com Alexandre Nardoni: os ciúmes da mulher podem tê-lo afetado e ele pode ter tido um surto querendo resolver a situação.

Todas estas pessoas são FILHAS BIOLÓGICAS! Ninguém, em momento algum, buscou motivos na filiação destas pessoas! Os motivos eram externos: psicopatia, surto psicótico, ganância, vingança.
Em nenhum telejornal  foi frisado: fulana, ou ciclano são filhos biológicos, tiveram a infância assim ou assado, a mãe passou pela gravidez de tal ou qual modo! Não!!! O termo 'filho biológico' nunca é utilizado por pior e mais perverso que seja o crime.
Porque, então, quando uma coisa assim acontece com alguém que foi adotado, o fato de ser adotado precisa ser comentado e ressaltado todas as vezes que o assunto é abordado?!
Que relevância tem se Mateus da Costa Meira é filho biológico e o Wellington Menezes era filho adotivo?
O que os diferencia, sendo que ambos cometeram atrocidades contra outros seres humanos, aparentemente sem motivos e nem lógica?!
Em quê ajuda a informação de que Wellington foi adotado ainda bebê?!
Em quê muda a dor das famílias acometidas por estes doentes mentais o fato de um ser biológico e o outro ser adotivo?

Tenho acompanhado este triste caso desde o ocorrido e naquele momento, quando encontraram a tal carta, começaram a divulgar que ele havia pedido para 'ser enterrado junto à sua mãe adotiva' e eu fiquei curiosa para conhecer a íntegra da tal carta! Me perguntava: será que ele escreveu isso: quero ser enterrado junto à minha mãe adotiva? Eu não conseguia crer nisso, afinal de contas, filhos adotivos acolhidos e reconhecidos como FILHOS jamais se reportam a seus pais com esta distinção: meu pai adotivo, minha mãe adotiva, porque pai é PAI  e mãe é MÃE, independente de como nasça o filho!
Neste caso me pareceu que ele não foi adotado por toda a família, mas ele certamente tinha uma relação afetiva e próxima com a mãe, tanto que queria ser entrerrado junto a ela! Ela, ao menos, o aceitou como FILHO!
Veio, então, a íntegra da tal carta e conforme eu imaginava ele escreve apenas: 'e se possível, quero ser sepultado ao lado da sepultura onde minha mãe dorme'. Em momento algum ELE cita que a mãe é adotiva!

Fico perplexa com isso, porque nos outros casos a explicação nunca está dentro da família ou da filiação, mas neste caso, bem como em poucos outros de menor impacto, o fato de o indivíduo ser adotado parece fazer toda a diferença e parece explicar, em parte, o motivo de sua insanidade!
Isso nos coloca, a nós pais e filhos adotivos, em destaque de forma negativa!
Há pessoas perguntando se pais adotivos não estão com medo de seus filhos! Há gente com receio de colegas de trabalho por saberem ser estes colegas filhos adotivos!
O que se ganha destacando esta característica filial de Wellington?! Será que ninguém compreende que psicose pode acometer qualquer indivíduo, seja este adotivo ou biológico?!
Não! Acho que não! Quando o algoz de uma desgraça é filho adotivo, a imprensa e a sociedade como um todo, diante do destaque que se dá à filiação, esquecem-se dos casos atrozes cujos algozes eram filhos biológicos! O adotivo, de forma indireta, passa a ser um bandido, um assassino em potencial! E aí generaliza-se socialmente, porque cria-se um medo velado dos adotivos e reforça-se o medo e o preconceito contra a adoção, pricipalmente quando o fato é amplamente esmiuçado!

E aí ouve-se dizer: ele tinha pensamentos suicidas, sentia vontade de explodir um avião como fizeram com as torres gêmeas, era calado, não tinha amigos e era filho adotivo!
E ouve-se relados de 'familiares' dizendo que "a mãe dele tentou suicídio e não teve condições de ficar com ele. Era esquisofrência, então a tia resolveu adotá-lo".
E aí generaliza-se novamente! Todo esquisofrênico passa a ser considerado um risco, um louco que vai sair matando a qualquer momento por aí!
Como, então, adotar uma criança cuja mãe biológica seja esquisofrênica, agora? Que mofe no abrigo, então, infeliz! Quem mandou nascer de mãe esquisofrência?!

E agora, como ficam os esquisofrênicos que se tratam, que levam uma vida normal?! Creio que do mesmo jeito que estão com medo dos adotados, devam estar com o mesmo...ou mais...medo dos reconhecidamente esquisofrênicos!
Eu tenho uma amiga com esta doença, ela tem 4 filhos e leva uma vida perfeitamente normal. É uma exelente mãe, esposa e dona de casa, uma mulher cheia de amor e princípios. As suas crianças são crianças inteligentes, educadas, amorosas. São tudo de bom!
Essa informação tem alguma relevância para se compreender o incompreensível?! Creio que não!

Como mãe, irmã e prima de adotados, amiga de mães e pais adotivos e como amiga pessoal de uma pessoa com esquisofrenia deixo meu protesto aqui! Não vejo relevância nenhuma em se destacar o fato de que o garoto era adotado, nem tampouco que sua mãe biológica era esquisofrênica porque ele poderia ser filho biológico de uma mãe normal e ter feito o mesmo, assim como fizeram todos aqueles que citei acima, assim como fizeram a grande maioria dos bandidos cruéis que estão lotando as cadeias do Brasil inteiro!
A esquisofrenia pode ser hereditária, mas não justifica e nem explica o caso!
A mãe biológica ter tentado suicídio também não explica nem justifica o ato insano dele, porque mães biológicas sem esquisofrenia também tentam suicídio!

Tentando encontrar justificativas no fato de ter sido ele adotado ou de sua mãe biológica ser esquisofrênica só estão ajudando a denegrir a adoção, só estão deitando por terra o trabalho que a própria imprensa tem feito no sentido de desmistificar a adoção!
Como adquirir credibilidade emissoras que num dia estão fazendo uma linda e útil matéria sobre filiação adotiva, sobre adoção tardia, mostrando relatos e histórias bem sucedidas e em outro dia estão destacando que um maluco em surto psicótico entrou numa escola e matou crianças, se matou, ressaltando sempre que ele fora adotado quando bebê?!
Que lógica tem isso, afinal?

Convido todos os pais, mães, filhos adotivos a se manifestarem através de e-mails para estas emissoras porque para a veiculação do fato ocorrido não tem relevância nenhuma a forma como o indivíduo tornou-se filho!
Ou que ressaltem, então, em TODOS OS CASOS, esmiuçando a infância e a vida pregressa de todos os assassinos atrozes, inclusive os filhos biológicos. Que se destaque que são filhos biológicos, que usem este termo, assim como o fazem com os filhos adotivos, levando-se em conta que proporcionalmente os filhos biológicos figuram em maior número em noticiários policiais do que filhos adotivos!

Filhos biológicos não vêm com garantia de idoneidade, filhos adotivos não vêm com sentenças de condenação!

Para encerrar:

Que Deus ampare estes jovens que foram retirados da vida de forma tão brutal e dê conforto às famílias!
Que Deus tenha piedade da alma deste infeliz!

Cláudia

14 comentários:

  1. Claudia Bautz Claudinosábado, 09 abril, 2011

    Nossa Claudia, me emocionei lendo essa sua postagem.Você falou tudo!!!
    Tbm fikei perplexa com essa "tentativa de justificativa" da mídia.Isso é um absurdo, uma falta de respeito, falta de profissionalismo...concordo tbm com o q disse das diversas reportagens e projetos a favor da adoçao e agora acabam entrando em contradiçao por tentarem justificar tal ato.
    Enfim, o q nos resta é rezar pelas familias que perderam seus entes queridos que é o q realmente importa agora....
    Um gde abraço!!!

    Clau!!!

    ResponderExcluir
  2. Elisabeth Micaeliasábado, 09 abril, 2011

    Claudia, parabéns pela sua postagem, fiquei indignada também com a indicação de que tudo aconteceu por ser filho adotivo. Absurdo. Algumas pessoas tentam rotular desta forma, para diversas justificativas, seja em um caso trágico ou até mesmo pelo desempenho escolar da criança. Falo isso de carteirinha, pois infelizmente passei por isso com uma professora despreparada.
    Enfim, peço a Deus que cuide destas familias e também, das crianças que presenciaram tudo, pois o trauma é muito grande.
    Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  3. Sem querer justificar, mas talvez o enfoque na adoção, seja porque não se sabe quem o gerou e que psicoses e transtornos transferiu pela sua genética. Ele certamente se sentia amado, ou não teria pedido para deitar ao lada da sua mãe, mas essa mãe foi, como qualquer outra do mundo poderia ter sido, no mínimo omissa.
    Essa história toda é muito triste. Não existe aspecto dela que não seja ruim, nenhuma só frase dita a respeito desse caso é digna de ser guardade na lembrança.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Cláudia, quando escutei a mídia falar que ele era adotivo eu fiquei pensando: e o que que isso tem a ver com o que ele fez? Pensei em você na hora acredita?
    Sabe o que é? A mídia queria prender as pessoas na tv e não tinha informações inéditas... nessas horas eles apelam pra tudo... tentam explorar tudo o que tem de informações e ficam explorando assuntos que não tem nada a ver e ligando ao caso pra justificar as matérias e ligá-las ao assunto em pauta.
    Me revolto porque adotivo ou não o garoto tinha problemas sérios e que o levaram a cometer essa atitude tão lamentável...
    Uma das coisas que me tocaram tbm foi falar mal dos suicidas... muitas pessoas leigas falam que todos os suicidas vão pro inferno (?) e tal... tenho um primo que suicidou e ele estava em depressão... ninguém da família é culpado mas nao pudemos evitar... as pessoas aproveitam esses casos pra julgarem, pra falarem baboseiras, pra fofocar. Gente, vamos ver o que podemos fazer pra salvar o mundo, pra melhorar. Vamos reparar mais nos próximos.
    É isso aí... vamo ser mais humanos.

    P.S: achei que vc gostaria de saber - eu e Karla estamos fazendo uma logomarca pra um mmovimento pré adoção e uma pro dia nacional da adoção - dia 25/05. Depois te mostramos!

    ResponderExcluir
  5. Cláudia, adorei seu post, disse tudo.
    O que esse povo que fala tanta idiotice desconhece é que adoção é um ato de amor,e que na maioria dos casos os filhos adotivos são pessoas amadas, muito amadas e bem resolvidas.
    Problemas todos os filhos e todos os pais podem ter, sejam eles biológicos ou não.
    Puxa como tá difícil as pessoas entenderem que NÃO há diferença, não importa como nasça um filho, ele será sempre FILHO, sem rótulos.
    bjks
    Helena (mãe, com muito orgulho, do Henrique)

    ResponderExcluir
  6. Clau minha amiga querida, eu tinha certeza que você faria um post sobre este assunto e vc escreveu tudo que todas nós mães pela via da adoção, estamos sentindo e pensando neste momento.
    Abç
    Fernanda, Guilherme e Sara

    ResponderExcluir
  7. É revoltante. Por que eles omitem a informação "filho biológico" de funalo e cilcano nas outras milhares de notícias ruins como essa.... é como a Luiza falou: a falta de informação faz os jornalisats escreverem qualquer coisa, as vezes sem nem checar... aff

    Se esse menino estivesse sem um lar, sem uma família, poderia ter feito coisa pior e muito antes...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Karlinha,

    Estávamos sintonizadas, pq enquanto vc respondia meu post eu respondia o seu...rss

    Querida, qdo uma coisa destas vem à tona o que prevalece é o preconceito. Não é nada para encher linguiça na matéria, para prender atenção do telespectador. É que intimamente existe a crença que o filho adotivo sempre vai fazer algo muito ruim para a família ou para outras pessoas. É um ranso que teremos que batalhar muito para acabar, pq faz parte de uma cultura introjetada há mais de um século com relação aos adotados.

    O pior, o mais triste neste sentido neste caso é que ele é biológico, faz parte da família, é 'sangue do sangue', como dizem!
    Infelizmente, ao que parece, ele foi adotado só pela mãe e pelo pai. Creio que foi o que o segurou de qquer loucura antes: a presença deles. Foi depois da morte da mãe que ele deu asas às suas loucuras. Parece que ele não tinha ligação afetiva com os irmãos ou com qquer outra pessoa da família. É uma pena...

    bjs.

    ResponderExcluir
  9. Concordo com seu protesto!Já havia prestado atenção nesse detalhe também!Ele fez o que fez por qualquer motivo banal como os outros "infelizes em suas más escolhas".
    beijosss

    ResponderExcluir
  10. Parabénssssss!!!!!!!!!!!! Faço sua as minhas palavras!

    ResponderExcluir
  11. Eu sou filha adotiva, realmente uma explicação preconceituosa da mídia, tenho muito amor pelas pessoas e pela minha família e sou muito amada. Existem assassinos que mandam por matar, criados com pai e mãe com tudo ao seu redor.

    ResponderExcluir
  12. Oi Cláudia!

    Sabe que sempre me questiono também sobre isso? Desde sempre a imprensa faz a mesma coisa, rotula os adotivos. Canso de ver falarem que Angelina Brad estavam com seus 3 filhos adotivos e os 3 biológicos. Que diferença isso faz? A gente já olha para as crianças e vê que não são filhos da barriga dela, e ponto. São menos amados que os outros? Claro que não.

    Quando os filhos biológicos fazem coisas erradas ninguém questiona porque, mas se foram adotados já logo é esta a razão da revolta ou mau caratismo. Afff... triste de se ver.

    Parabéns pela abordagem.

    Clau Finotti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo, Cláu!
      Ainda que agora evoluiu, pq até bem pouco tempo atrás a imprensa toda referia aos pais biológicos como os 'pais de verdade'. Cansei de mandar e-mails contestando a inexistência de pais falsos!
      Fico indignada qdo uma tragédia como essa acontece e o causador seja um filho por adoção. Parece que tudo se justifica pela filiação, quando a gente tem exemplos de sobra que os biológicos também cometem suas atrocidades.
      Enfim...vamos fazendo nosso trabalho de formiguinha e, aos pouquinhos, vamos colhendo os resultados.

      Grande beijo,

      Cláudia

      Excluir
  13. voce merece um premio por esse texto brilhante, todo mundo deveria ler esse texto e deixarem d ser tao preoconceituosos com a adoção, adoção é o maior ato d amor q pode ter....

    ResponderExcluir

Já que você chegou até aqui, por favor deixe seu recadinho. Sua visita foi muito importante e seu recadinho nos deixa ainda mais feliz! :)