quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Passos iniciais para o Processo de Adoção

Continuando o assunto, conforme prometi no post Primeiros Passos (http://adocaoamorverdadeiro.blogspot.com/2010/06/primeiros-passos.html), hoje vou colocar os primeiros passos para iniciar o processo de adoção!

1. Ir ao fórum mais próximo de sua residência;
2. Dirigir-se ao Cartório;
3. Solicitar o Cadastro para Adoção;
4. Preencher o Cadastro;
5. Providenciar os documentos solicitados;
6. Participar do curso obrigatório;
7. Montar uma pasta com os documentos, as fotos da residência, os comprovantes de participação no curso e entregar ao cartório.

Estes são os primeiros passos!

Depois disso serão marcadas entrevistas com a equipe técnica - Assistente Social e Psicóloga -, visita domiciliar da Assistente Social.
Isso feito, a equipe técnica vai emitir um relatório e o encaminhará para o Ministério Público, que dará seu parecer e encaminhará para o Juiz.
Sendo aprovado o processo, o juiz autoriza a inclusão no CNA e você estará oficialmente habilitado.
Aí é aguardar o momento do encontro com o filho esperado!

O processo de habilitação pode levar de poucos meses a um ano ou pouco mais.
A espera pelo filho vai depender da quantidade de exigências feitas pelo filho esperado no perfil. Quanto maiores as exigências, maior o tempo de espera.

Todo o processo é permeado de muita ansiedade, muitos altos e baixos emocionais, portanto quem inicia o processo deve ler muito, conversar com pessoas que já adotaram, participar de grupos de apoio para compartilhar as expectativas, os medos, as ansiedades, procurar informar-se sobre o comportamento da criança na faixa etária desejada, ler sobre o processo de adaptação, principalmente das crianças maiores.
Toda informação será útil após o encontro com o filho desejado!
Quem espera deve ter em mente que preparar-se e preparar a casa devem ser atitudes anteriores à chegada da criança e que não adianta entregar o documento no fórum e já querer correr atrás de abrigos.
Nem toda criança que vive em abrigo está disponível para adoção.
As coisas devem ser feitas de modo que quando a criança chegar, tudo esteja de acordo para recebê-la: mãe, pai e casa preparados!
Os grupos de apoio ajudam a administrar a ansiedade.

Por hora é isso!

beijos,

Cláudia

2 comentários:

  1. Clau,ontem tentei ver o profissão reporte que era sobre adoção mas não consegui dormi.

    sobre a Thaís melhoras da bronquite,não se preocupe a Clara teve com 2 meses fez inalação com berotec e depois nunca mais teve bronquite.

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito das tuas informacoes! Tambem tenho um blog aqui nos EUA e estou tentando manter uma pagina em portugues para os brasileiros que estao querendo adotar. Achei otimo o que voce falou sobre a importancia de pais adotivos encontrar grupos de apoio e ja se preparar ANTES da crianca chegar. A mesma coisa aqui onde moro. Sempre eh importante para os pais estarem conectados com outros que estao no mesmo caminho, sempre aprendendo, lendo e sendo ativos. Vejo que voce tem uma pagina no facebook. Vou la "curtir". Tambem tenho uma, One More With.Us . Venha nos "curtir" tambem.

    ResponderExcluir

Já que você chegou até aqui, por favor deixe seu recadinho. Sua visita foi muito importante e seu recadinho nos deixa ainda mais feliz! :)