segunda-feira, 29 de março de 2010

Que filhos queremos deixar para o mundo?!

Há um tempo atrás postei uma frase que tem circulado bastante na internet, de um concurso se não me engano, que diz mais ou menos: todos estão preocupados em deixar um mundo melhor para nossos filhos, mas está na hora de pensarmos em deixar filhos melhores para o nosso mundo!
Achei a frase muito pertinente, porque deixando filhos melhores, eles certamente cuidarão do planeta!!!
Como podemos deixar filhos melhores para o mundo?!
Eu penso que precisamos educar nossos filhos!
E educar não significa apenas ensinar nossos filhos a dizerem 'bom dia', 'obrigada', desculpas!!! Não...
Educar consiste em ensinar nossos filhos a respeitarem a natureza, os mais velhos, os mais novos, os animais!
Consiste, também, em ensiná-los a respeitar regras, horários de compromissos, a assumir responsabilidades!!!
Você deve estar se perguntando porque estou falando estas coisas logo na segunda-feira, e eu reponso:
Como podemos desejar um mundo melhor se esquecemos de cuidar no nosso mundo menor, aquele que nos cerca, o mundo circunscrito à nossa casa?!
Como podemos desejar um mundo melhor se não ensinamos o básico para nossos filhos, se os apoiamos em comportamentos que deveriam ser orientados como errados ou inadequados?!
Quando eu era adolescente e estudava em escola particular, uma única vez vi um aluno sem educação e sem respeito algum por nada, que estava destruindo a cortina de uma das salas de aula, responder ao professor que ele podia fazer aquilo porque o pai dele pagava o colégio!
Naquele tempo o professor levou o garoto para a sala da diretora, que disse a ele que o pai pagava o colégio para que ele pudesse ter um bom estudo e não para ter direito de estragar as dependências e que se o pai achava que ele teria este direito, o de destruir as coisas, que poderia transferí-lo. O resultado foi que nunca mais o garoto destruiu nada!!!
Hoje até mesmo crianças de escolas públicas usam esse discurso do 'meu pai paga' para destruir dependências e desrespeitar autoridades. Em escolas particulares, esta frase é muito falada entre crianças e jovens e as escolas já não fazem mais quase nada, aceitam o argumento como premissa verdadeira e, embora algumas repreendam o aluno, não fazem grandes alardes para não aborrecerem os pais e não perderem o cliente!!!
Como, de que forma nossas crianças estão sendo educadas?! Como chegarão na idade adulta quando tudo que fazem de errado é aceito pelos pais como normal, como 'coisas de criança'?!
Uma das coisas que julgo importante, que aprendi ainda pequena e que ensino para meus filhos é a respeitar regras e normas! Não dá para conviver em sociedade de forma saudável sem um preceito como este e neste final de semana vi algo que me fez refletir a respeito disso tudo que estou falando!
Um garoto, adolescente, que estuda há 5 anos numa escola que não aceita cortes estravagantes, nem cabelos compridos para meninos, nem piercings, nem brincos, nem maquiagem ou esmaltes, resolveu cortar os cabelos ao estilo moicano e criou caso com a escola, levando o caso à imprensa, que questionou o direito de liberdade de escolha e de expressão do garoto!
Oras, se ele estudava num colégio que tem regras claras há 5 ANOS, que certamente conhecia tais regras, teria o direito de cortar o cabelo num corte não aceito pelas mesmas e levar o caso à imprensa?!
Penso que se as regras são claras, ou não corta o cabelo ou muda para uma escola que não tenha as regras para que possa expressar-se livremente!
Ou será que estou errada?! Será que meus valores já estão obsoletos?! Será que tudo mudou tanto e eu não consegui acompanhar?!
Imagino que para tornar o caso público, que o garoto encontrou apoio dos pais contra regras pré-estabelecidas e aceitas durante 5 anos e pior:  encontrou questionamentos em seu favor do meio de comunicação que forma opiniões de massa, onde milhares de adolescentes viram-se na situação de justificar infringir regras e normas pelo 'livre direito de expressão'!
O livre direito de expressão deve ser conquistado palmo a palmo, dentro do espaço que lhe seja próprio!
Não vejo nada demais no corte ao estilo moicano, nem de nenhum outro corte, nem de piercings, nem de nada porque não tenho preconceitos, entretanto se um lugar tem regras e não permite, se um contrato é firmado e as regras são aceitas, entendo que não seja uma questão de 'direito de se expressar' e sim de obrigação em cumprir um contrato que foi aceito, ou de buscar novos rumos quando as regras antes aceitas já não estão de acordo com os interesses do contratante!
Meus filhos estudam numa escola com estas mesmas regras e eu jamais permitira que um deles fizesse algo que vai contra regras que todos nós recebemos no ato da matrícula e que aceitamos, uma vez que eles estudam lá!
Algumas vezes a Tamiris tenta usar um esmalte mais escuro e eu digo que não pode, que as regras são claras! Ela, como toda boa adolescente, questiona, diz que outras meninas usam.
Sempre uso do bom senso para explicar que se há quem infrinja as regras, que somos conhecedores e conscientes das mesmas, que as aceitamos e que não devemos fazer o mesmo porque regras infringidas podem resultar em consequências, ainda que estas sejam apenas ir para a tal 'sala da acetona' para remover o esmalte!
Sou da opinião: não pode, não faça! Será que estou remando contra a maré?!
E a questão de inversão de valores na educação vai muito além de infringir regras!!! Entrou no campo da violência gratuita, onde crianças e adolescentes sem parâmetro nenhum se unem para espancar um colega, de forma covarde de uma turma inteira contra um até que aquele um esteja desmaiado e todo arrebentado no chão! E por quais motivos?! Por motivo nenhum!!! Coisas insignificantes como: uma não gostou do jeito que a outra olhou, um não gostou que o outro esbarrou quando entrava na sala de aula, uma não gostou da menina nova que entrou porque ela vai bem vestida e parece 'patricinha', por...por...por!!! Por um monte de motivos vazios, que não justificam a violência que temos visto nas portas ou nos pátios das escolas!
Vemos imagens todos os dias nos jornais de grupos batendo numa única criança, que vai parar no hospítal, na UTI, ou que até não se machuque de forma tão grave fisicamente, mas que fica com medo de sair de casa, com medo de ir para a escola!
Em que mundo estamos vivendo?!
Que filhos estamos pretendendo deixar para o mundo?!
Este é o meu questionamento de todo o final de semana...

bjs e tenham um abençoado início de semana!!!

Cláu

Um comentário:

  1. Vc tem toda razao!! A educação tem que vir de casa primeiramente!! E se a regras temos q cumpri-las!! bjks

    ResponderExcluir

Já que você chegou até aqui, por favor deixe seu recadinho. Sua visita foi muito importante e seu recadinho nos deixa ainda mais feliz! :)