sábado, 27 de março de 2010

Isabella...

Acabou!!!
Findo o julgamento, os acusados foram condenados!!!
Quem ganhou?! O promotor?! O advogado de defesa?!
Na minha modesta opinião, ninguém!!! Ninguém pode ganhar dentro de uma tragédia como esta!!!
Apenas a justiça ganhou, porque foi feita e porque nos deu a sensação de que não é tão cega assim!!!
A presença física da menina já não existe!!! E digo presença física porque não acredito em morte!!! A avó materna tem razão quando diz: ela vive!!!
E vive msm, só que em outro plano de vida e essa minha certeza não exime ninguém da culpa e da justiça dos homens, que fique claro!!!
E o que a gente vê hoje na tv?!
Gente gritando, festejando, batendo na viatura, carregando a bandeira do Brasil gritando palavras de ordem, ofendendo os parentes dos acusados, pixando os muros das casas!!!
Vemos, dois anos depois, pessoas que ainda nutrem o desejo de 'justiça com as próprias mãos'!!!
As cenas de  manifestações vistas na tv durante a semana me reportaram às descrições de manifestações da idade média, nas arenas de Roma!
Ainda não entendi o que esse povo comemora!!! Comemoram uma tragédia?! Estou estarrecida!!!
Qual era o sentimento que deveria existir neste momento?! O de que a justiça foi feita, na minha opinião!!! E quem tem esta sensação não comemora, apenas sente-se aliviado e reforça sua fé de que a justiça existe e funciona!!!
Imputo o direito de comemorar por alívio apenas aos parentes maternos e à mãe da pequena, mas que com a grandeza de alma que tem, duvido que ela esteja comemorando!!! Certamente está aliviada, mas duvido que esteja comemorando!!!
Vejo nestas comemorações não o sentimento de que a foi justiça feita, mas um sentimento de vingança concretizada!!!
Desejar vingar-se não é o mesmo que desejar justiça, absolutamente!!!
Quem deseja vingança compactua com a violência e isso ficou claro nas atitudes de gritos de ordem na porta do fórum, das agressões às viaturas, das agressões a simpatizantes do casal (e as pessoas têm esse direito!!!) e dos gritos de ordem às portas das casas dos parentes!!!
O que as pessoas ganham pixando a fachada da casa dos pais do condenado?!
Há quem diga: ah, mas ele defendeu o filho assassino até o fim!!!
Tá!!! Ele defendeu o filho e não o assassino!
Vi um psicólogo falar na tv que, pelas características de comportamento do condenado, ele representa ser um psicopata.
Quem já conviveu ou conheceu um sabe o poder de fascínio que pessoas com esta característica de personalidade exerce, principalmente em quem os ama!!! São manipuladores ardilosos, que convencem suas presas de sua inocência, seja por ter roubado uma balinha no mercadinho, seja por ter matado alguém e nós, pais, mães, irmãos somos capazes de brigar com o mundo defendendo essa 'inocência'!!! E se for este o caso, quem pode condenar um pai que acredita na inocência do filho, ainda que tudo leve a crer que ele seja culpado?! Só quem conviveu com um psicopata será capaz de entender isso!!!
Todos nós que temos os filhos ainda pequenos, fofos, rechonchudos e risonhos nos braços, em seus primeiros anos de vida, não imaginamos no que poderão se transformar, ainda que recebam educação e princípios, porque algumas facetas da personalidade humana fogem a qualquer lógica de educação e demonstração de princípios e exemplos!!! Ninguém tem garantias de nada em se tratando de relacionamento humano!!!
Que direito as pessoas têm de hostilizar as famílias?! Nenhum!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
São 4 famílias destruidas por uma tragédia!!! Duas crianças que terão pais mortos em vida para elas, que não poderão usar seus sobrenomes, que serão privadas de muitas, muitas coisas, uma mãe que não terá  mais o sorriso da filha, que não a verá crescer, tornar-se adolescente, vê-la casar-se, avós - das duas partes!!! - que foram privados da convivência com a criança alegre e cheia de vida, e uma família que terá que criar os netos sem os pais e terão que conviver com a realidade de que aqueles netos saberão, tomarão consciência um dia de tudo o que aconteceu e o que seus pais foram capazes de fazer com a irmã!!!
É isso que as pessoas estão comemorando?!
Soltaram fogos de artifício no momento da sentença, como se estivessem recebendo o resultado de uma final de Copa do Mundo!!! Para mim, particularmente, um verdadeiro absurdo!!!

Eu não compactuo com o crime cometido, sou levada a crer que foram eles pelas evidências, estou solidária à mãe e estou com a sensação de que a justiça foi feita e de que, se um dia eu precisar dela, da justiça, que poderei confiar, mas em momento algum me senti feliz!!!

Fica aqui um desabafo!!!

Um comentário:

  1. Oi amiga,
    Concordo plenamente com vc. Senti como se fosse um espetáculo de circo. Estavam se vangloriando do que??? É incompreensível, e lastimável.....
    Beijos

    ResponderExcluir

Já que você chegou até aqui, por favor deixe seu recadinho. Sua visita foi muito importante e seu recadinho nos deixa ainda mais feliz! :)