sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Baby bullying...alerta!!! Enooooome

Pessoas amadas,

Esta semana foi pesada, cheia de emoções, de trabalho, de correria e de chateações também.
Hoje é sexta-feira e tenho a impressão que a semana demorou um mês para passar...

Queria postar sobre a Tamiris, mas aconteceram coisas graves que me fazem deixar o caso da Tamiris para depois.
Eu estava com muita, muita raiva...e sem tempo também...mas hoje pela manhã dei uma entradinha no blog da minha xará Cláudia e me deparei ESTA matéria e fiquei pensando sobre o que aconteceu aqui em casa e sobre este caso!!!

Como vocês puderam ver no título da postagem, a coisa parece absurda, entretanto não é!!! TAÍS SOFREU BULLYING!!!

Na semana da criança teve o 'dia do cabelo maluco' e ela saiu da escola assim:

Os cabelos dela estão demorando muito mais do que o normal para crescerem e isso já a vem incomodando há algum tempo!
Pois bem...neste dia, quando fui buscá-la o tio da melhor amiguinha estava do outro lado da calçada, de cócoras, com a menina entre as pernas na hora que saíamos da escola. Ele olhou para a Taís com um sorriso irônico que eu não gostei, mas como ele é meio esquisito não dei importância.
Dias depois a Taís começou a reclamar que a tal amiguinha havia falado que ela é feia porque não tem cabelos.
Eu fui...pensava eu!!!...contonando a situação dizendo que não era verdade, que ela tinha cabelos, que nós fazíamos penteados, que eu comprara tic-tacs, presilhinhas, elastiquinhos coloridos e que só usam estas coisas quem tem cabelos.
Achei que a coisa estava resolvida. Ledo engano!!!
Semana passada ela reclamou em alguns dias que havia chorado durante o período porque queria eu, que pedira para dormir mas que a prô não colocou o colchonete para ela deitar.
Perguntei porque ela chorara e ela dizia apenas que queria eu, então falei que ela não precisava chorar poque sabia que eu sempre a buscaria. Atribuí isso ao fato de o refluxo dela ter voltado, por ela estar sentindo dores e tal. Falei que quando ela sentisse dor era para falar para a prô que ela me ligaria e eu iria buscá-la.

Na segunda última ela levantou abatida e falou que não queria ir para a escola. Atribuí ao fato de que quando ela acordou meus pais já estavam aqui...vieram passar a semana...e que por conta disso ela desejava ficar em casa. Falei que não poderia ficar, que os irmãos haviam ido para a escola, que ela não estava doente e que iria sim, mas lá chegando, depois que ela entrou, falei com a coordenadora que ela não estava muito boa por conta do refluxo e que se ela não se sentisse bem que era para me ligarem que eu a buscaria.
Quando eu saía da aula de violão do Tales a Tamiris me liga no celular dizendo que a escola ligou falando que Taís não estava bem, que era para eu ir buscar.
Lá chegando, encontrei-a serelepe, não estava abatida, mas a professora disse que ela havia chorado bastante, que não quis se alimentar e rejeitou a melancia! Todos sabem que ela aaaaaaaaaaaaama melancia e não rejeita por nada. Achei estranho e comecei a desconfiar que havia algo mais do que o refluxo!

Terça ela acordou chorando que não queria ir. Eu perguntava se tinha acontecido alguma coisa na escola, se tinham feito algo para ela, mas ela não falava nada, simplesmente ficava com o narizinho vermelho de quem segura o choro.
Quando chegamos na escola ela entrou, eu virei as costas e ouvi o grito dela e quando me voltei ela vinha correndo para fora da escola atrás de mim, grudou em minhas pernas e tremia, chorava e dizia que não queria ficar.
Coincidentemente naquele dia várias crianças entraram chorando, então o fato passou despercebio aos outros. Ela chorava sentido e fiquei com a antena ligada! Entrei, a pajem veio ao nosso encontro, acalmou-a, lavou o rostinho e ela ficou tranquila. Quando eu vim embora ela já não chorava mais, entranto quando fui buscá-la a professora disse que ela rejeitou a comida e a sobremesa novamente.

* ela é ruim para comer, mas lá ela come bem, gosta da comida e das sobremesas!
À noite ela chorou que não queria ir à escola no dia seguinte, eu a acalmei e ela dormiu.

Quarta deixei que ficasse em casa, mas avisei que ela não estava doente e que no dia seguinte iria para a escola novamente.

Ontem minha mãe saiu com ela, comprou bombom e fez um combinado que ela deveria ir para a escola. Ela aceitou, no horário de se trocar vestiu o uniforme sozinha, comeu, ajudou a arrumar a mochilinha, saímos e parecia tudo muito bem até a metade do caminho, quando ela estacou e começou a chorar convulsivamente que não queria ir para a escola.
Peguei-a ao colo e fui até a escola com a finalidade de conversar com a professora, porque naquele momento tive certeza que algo havia realmente acontecido!
Conforme fomos andando...devagar porque as crianças pequenas andam devagar e param para pegar florezinhas para as professoras...fomos conversando com ela e ela acabou falando!!!
Uma amiguinha...a melhor amiguinha dela...estava dizendo que ela é feia porque não tem cabelos.
Perguntamos se mais alguém falava isso e ela apontou outro menininho, tbm o melhor amiguinho. Os três andam grudados o tempo todo!
Fiquei furiosa!!! Fui com ela no colo até a escola e como ela estava chorando a funcionária do portão falou:
- deixa que eu levo ela para a sala.
E eu, no alto da minha mais feroz grosseria, falei que não levava, não! Que eu mesma levava porque tinha que falar com a professora.

** sou bem educada e não sou de briga, mas se tiver que brigar brigo até à morte se preciso for e aí se aplica a mim a frase que a Cláudia Raia falou na novela um dia destes: quando eu sou boa, sou muuuuito boa, mas quando sou ruim sou melhor ainda!!!

Entrei, a professora veio ao nosso encontro e eu já fui falando:
-Estamos com um problema!!! A fulaninha está falando que ela é feia porque não tem cabelos e ela não quer mais vir para a escola!!!
A professora ficou com os olhos arregalados, não sei se pela situação ou pela minha transfiguração, pegou a Taís ao colo, acalmou-a, limpou o rostinho e quando eu saí de lá ela estava calma.
Vim embora e minha pressão subiu de raiva!!! Ô tarde demorada para passar!!!
Ela disse que conversaria com as duas crianças.
Quando fui buscá-la perguntei como tinha sido e a professora...não sei se boba ou se achando que eu sou boba...respondeu que foi tudo bem, que ela comeu um pouquinho, que aceitou a sobremesa, que chorou um pouquinho, mas que tinha ficado bem!
Tive que conter meu instinto assassino ódio para não voar no pescoço e falei que não estava perguntando isso, que queria saber se ela havia falado com a fulaninha e com o fulaninho e ela, sem graça, falou que o fulaninhho não foi, mas que falou com a fulaninha, que 'ficou muito brava' com ela e que já estava tudo bem, entretanto a Taís me disse que a professora não fez a menina pedir desculpas!!!
Depois encontrei com a avó da garota e vi que ela não havia sido informada do ocorrido!!!

Falei com todas as letras que isso era coisa de adulto e que eu sabia quando e quem falou isso, que foi no dia do 'cabelo maluco', que o tio da tal fulaninha estava do outro lado da calçada com a fulaninha entre as pernas e que olhou para a Taís com um sorriso debochado, irônico quando eu saí e que eu suponho que deva ter comentado algo do tipo 'como essa menina é feia sem cabelos', que eu esperava honesta e sinceramente que pelo fato de serem crianças pequenas que a história se resolvesse com a conversa que a professora teve, porque se não resolver e ela continuar falando estas coisas para a Taís, que eu vou tomar medidas cabíveis, que vou  à polícia e os adultos que se resolvam na delegacia, que vou levar o caso à dirigente de ensino, que vou até a última consequência.
A professora ficou muda, as outras professoras ficaram assustadas, mas parece que estão achando que é brincadeira, pq sequer comunicaram o fato à responsável pela menina!

Ninguém tem obrigação de achar nem a minha filha, nem o filho de ninguém bonito, mas há que se ter cuidado com o que se fala na frente das crianças para não expô-las!

Aí você deve estar se perguntando: li um outro post sobre um tal 'rodeio das gordas' depois li tudo isso e o que uma coisa tem a ver com a outra?!
E eu pergunto: será que aquele rapaz que promoveu o rodeio teve a 'brilhante idéia' agora?! Será que ele sempre respeitou as diferenças e agora deu ataque de bobeira e ele resolveu criar essa 'brincadeira', que foi aderida por outras pessoas que sempre respeitaram as diferenças e também tiveram ataques de bobeira coletivos?!
Não!!! Claro que não!!! Estes rapazes certamente foram crianças que fizeram com outros amiguinhos o que a fulaninha fez com a Taís, talvez porque estivessem rodeados de adultos preconceituosos que não mediam suas línguas na frente das crianças!!!
Não eximo a responsabilidade deles porque já são adultos e têm o poder de escolha, entretanto base na infância faz muita diferença no comportamento do ser quando adulto!!!

Taís estuda com a menina desde o início do ano e, creiam, ela tinha muuuito menos cabelos, era quase careca, então porque justamente agora a menina resolveu falar tal coisa?!

Fica aqui alguns alertas:

- muito cuidado com o que se fala na frente das crianças!!! Temos o direito de não gostar das coisas, de achar pessoas feias, mas não temos o direito de passar isso para as crianças como algo natural de se falar porque discriminação e preconceito são crimes, além de falta de caridade!
Se nos guiarmos pela máxima de Jesus: 'amar ao próximo como a si mesmo', não faremos aos nossos semelhantes o que não gostaríamos que fizessem conosco, nem com os filhos dos outros o que não gostaríamos que fizessem com nossos filhos!!!

- nunca menospreze as coisas (reclamações) que seu filho diz, principalmente se o ocorrido se repete!!!

- se seu filho mudou o comportamento de repente, desconfie que existe algo errado e observe!!! Vc vai descobrir, muito provavelmente, que seu filho está sofrendo por algum motivo!!!


Por agora é isso...

Beijos,

Cláudia

17 comentários:

  1. Que absurdo, também não sou de briga, mas se mexem com meu filho, aí a coisa muda de figura.
    Vá mesma a direção, a regional de ensino e na delegacia se for preciso.
    Eu não aceito isso de forma nenhuma.
    Bjs e que tudo se resolva bem.

    ResponderExcluir
  2. Claudia, fale com a escola novamente, e tente voce mesma falar com a mãe da menina. Muitas vezes as crianças tomam atitudes e nós não ficamos sabendo, ou entendemos a gravidade do que ouvimos.

    E, se possivel, não havendo nenhum tipo de atitude na escola, troque sua filha de escola.

    ResponderExcluir
  3. Ah, amiga, enquanto lia, até o MEU sangue ferveu! Quando se trata Nossa, imaginei a situação comigo e nem sei o que faria!
    Não sei o que dizer dessa sucessão de absurdos, mas entre outras coisas, sinto pena dessas crianças que estão sendo incentivadas à ser preconceituosas. Começando assim tão cedo, o que se pode esperar de seu caráter no futuro? Agora, elas fazem isso sem ter noção, mas conforme forem crescendo, esse tipo de atitude vai ser uma coisa natural nelas. Realmente a escola tem obrigação de tomar uma providencia conversando com os pais.
    Bom, mas tenho certeza de que você como sempre, vai contornar isso.
    Beijocas para as crianças e ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  4. Cláu, fiquei nervosa só de ler seu post. Que coisa mais cruel! Tadinha da menina, tão pequena e já enfrentando esse preconceito! ainda mais na escola que é o local mais especial para as crianças. Mas, infelizmente, não podemos prever como os outros pais vão orientar seus filhos quanto as diferenças. Acho que você pode conversar com a Tais e explicar-lhe que independente do que os outros falem, ela é uma menina bonita, que possui atributos (que vc como mãe sabe muito bem). Assim ela poderá se proteger, e sempre levará mais em conta o que ouve dentro de casa do que fora. São coisas desagradáveis que nos aborrecem bastante, né? Isso se resolverá com muito amor e carinho da família que ela tem. Abraços para vocês!

    ResponderExcluir
  5. nossa Claú tadinha da Taís.mas espero que agora tudo se resolva.
    você até que foi bem paciênte e esperou uma semana.
    olha nem sei o que te dizer, mas não deve deixar por isso mesmo não vá até o fim.

    boa semana

    beijos

    ResponderExcluir
  6. A q ponto chega a maldade de um ser humano...
    E essa maldade é colocada no coração de uma criança através de um adulto. Com certeza alguém falou isso para a coleguinha da Taís.
    Realmente, isso não pode passar em branco,exija providências da escola.
    Converse bastante com a Taís, ela vai superar!!!
    O cabelo da minha filha tbém demorou muito para crescer... era engraçado q ela usava uma fralda de pano na cabeça para fingir q tinha cabelo!
    bjs!
    Cláudia Santos e Gigi

    ResponderExcluir
  7. Clauuu

    Estou indignada até agora, no seu lugar eu faria o mesmo...às vezes a gente brinca e nem percebemos que podemos estar magoando, minha irmã tem cabelo cacheado e demorou muito pra crescer. Minha outra irmã ficava zuando que ela tinha cabelo ruim, e as vezes ela ficava "meio assim", até que um dia minha mãe pegou no pulo e deu uns gritos com minha irmã....

    Bom seu post me fez lembrar dela, e sobre o sonho dela de ter cabelo liso. Ela pede sempre pra minha prima, ou eu, ou até essa minha irmã fazer chapinha nela....e sem brincadeira, ela fica uns 3 dias com a chapinha. Como eu não moro mais lá, não brigo, mas já falei pra minha mãe falar pegar no pé dela para ela lavar o cabelo.

    Hoje ele é mais cumprido e bonito, mas me fez lembrar dessa piadinha dentro de casa, que pode ter até, magoado minha irmã....causando essa neura de TER cabelo liso.

    Obrigada Clau, por mais uma vez abrir nossos olhos =)

    ResponderExcluir
  8. Olá Claudia,

    Realmente, temos que ficar muito atentas as reclamações das crianças e, como adultos e pais, não podemos permitir que situações como essas aconteçam e não tomemos providências.
    Essas brincadeiras "bobas" podem fazer com que as crianças carreguem traumas para o resto da vida. Eu, adulta, pareço que sempre escuto ecoar na minha mente: "Vc não consegue dançar, é muito descordenada!". Talvez, não tomemos a atitude pedagogicamente correta na hora, mas temos que tomar uma atitude para que nossos filhos não percam a confiança em nós, né?

    Que Deus abençõe você e a sua família.

    É sempre muito bom ler seus posts.

    ResponderExcluir
  9. Falou e disse, minha cara: certíssima! Imagine que práticas desse tipo são mesmo incentivadas pelos familiares dessas crianças, o que só faz alimentar tristes situações como humilhações e ódios futuros! Seria interessante você exigir uma reunião conjunta com a diretora, a professora e a responsável pela garotinha provocadora - como você mesma disse, ela não tem culpa, mas tem que ser dissuadida desta prática feia!

    Abração e apareça!

    ResponderExcluir
  10. Cláu ! Pára tudo ! Que absuuuurdoooo !
    Vc tá certíssima, temos que tomar cuidado com o que falamos diante das crianças, do que lhes damos de exemplo.
    Eu sofri muito bulling na escola, quando pequena e sei o efeito disso na vida da gente.
    Espero que as professoras saibam ter pulso para não deixar isso acontecer mais e que a menininha que estava repetindo os absurdos do tio, aprenda direitinho o que é o respeito e amor ao próximo.
    Bjssss.

    ResponderExcluir
  11. Acho bullying um absurdo e achei um máximo a campanha que o Sérginho Groisman está fazendo no Altas Horas, a propaganda deles ficou muito boa. Legal você tocar no assunto aqui no blog, eu e Luiza já falamos de bullying tbm no blog do Lu pois as mães e pais que são blogueiros já vão educando seus filhos. Muitos autistas, por terem aparência de neurotípicos, são tidos como chatos e sofrem muito nas escolas.

    Só que eu acho que no seu caso, nada precisaria chegar onde chegou. Por pior que possa parecer, crianças nessa idade falam uma das outras e são, na maioria das vezes, inocentes, falam o que acham, sem querer maltratar. Sei disso porque Lu sofre isso e a gente tenta contornar a situação ao nosso favor e no fim das contas a criança pede desculpas e vira amiga dele. Eu e Luiza sempre fomos baixinhas e magrelas e éramos as últimas a serem escolhidas nas brincadeiras e nunca ligmos pra apelido pois se vc irritar, pega. O errado aí não é a criança e sim o adulto que provoca isso. Acho que vc deve conversar com a menina e com o menino (de maneira infantil, sem broncas) e falar que adora eles e que a Taís tbm gosta mas que não está se sentindo bem em ver alguém que ela gosta, falar do cabelo dela pois ela está triste... Pra que esperar a professora resolver a situação e mais... pra que deixar a situação ficar mais séria? Mostre que você é uma super mãe e que não vai agir pagando com a mesma moeda: falar mal do colégio e etc. Mantenha a calma, sempre!

    Tem um livrinho muito legal sobre as diferenças, é bem colorido e muito divertido, se quiser, te passo o link pra vc imprimir cada página e levar pras professoras lerem na escola e trabalharem esse tema. As crianças vão adorar!

    ResponderExcluir
  12. Questão delicada mas concordo com a Karla... crianças dessa idade não têm a intensão de ofender na minha opinião...
    Sei que esses fatos devem ser resolvidos logo no começo pra não ficar nenhum trauma e tudo deve ser resolvido com muita calma e paz para dar exemplo pra eles...
    Sei que é chato essa situação pq ninguém gosta de ver filho, irmão, primo... sofrer mas o melhor é contar de um até dez, respirar fundo e ir com calma!
    Tomara que dê tudo certo.

    ResponderExcluir
  13. Adorei seu blog!

    Esse assunto é de mta importância!
    As crianças aprendem o q elas ouvem, vêem.

    Dê um beijo na Taís por nós...

    Cheguei aqui pelo blog dda Naty (Família Tricolor)

    Bjãoo

    ResponderExcluir
  14. Muito importante sempre falar sobre esse assunto lmebro que quando eu era pequena sofri muito com isso e nem tinha esse nome ai bullying....
    pois é, temos que fica atentos sempre
    lindos dias amadinha
    bjus

    ResponderExcluir
  15. Oi Claudia , Boa Noite.
    Recebi um email que foi escrito por vc de uma amiga minha que mora nos EUA(que é mae do coraçao) sobre mãe é mae,fiquei muito emocionada pq assim como vcs tb sou mae do coração e vivi tudo daquilo q vc relatou. Meu filho se chama João e tem 7 anos é MARAVILHOSO, É A RAZAO DO MEU VIVER e se DEUS quiser no ano que vem ele vai ganhar uma irmã. Fiquei muito feliz em poder deixar um recadinho p vc e dizer que vc está certa SOMOS MÃES EM TEMPO INTEGRAL , TEMOS UM AMOR INCONDICIONAL POR NOSSOS FILHOS, E SOMOS CAPAZES DE MATAR OU MORRER POR ELES. PARABENS PELAS LINDAS E VERDADEIRAS PALAVRAS.
    Que DEUS abençoe a sua FAMILIA.
    UM BEIJO GRANDE, LUCIANA AGUIAR

    ResponderExcluir
  16. tadinha, eu sei como é....ja sofri bullyn tambem na escola...
    se não fosse tão serio, ela não estaria inventando desculpas para não ir na escola. como é que uma professora não percebe isso, elas deveria ser as primeiras a notar o que estava acontecendo. não da pra confiar em escolinha ne. so instinto de mãe mesmo.

    ResponderExcluir
  17. Eu teria feito o mesmo guria, acho que a escola tem obrigação de falar com os pais e pedir para que os mesmos façam algo em relação a isso, mas vejo que em muitos casos as escolas colocam panos quentes no assunto e tratam de forma negligente.
    Bjs

    ResponderExcluir

Já que você chegou até aqui, por favor deixe seu recadinho. Sua visita foi muito importante e seu recadinho nos deixa ainda mais feliz! :)