terça-feira, 19 de agosto de 2014

Tentando entender sobre política!

Imagem retirada DAQUI 

Ontem estávamos eu e Taís na sala assistindo ao Jornal Nacional no momento em que o mesmo  falava sobre os candidatos a presidente.
Ela parecia não estar prestando atenção. Brincava com a gata e um pedacinho de fio, quando:

- Mãe, aquele homem que morreu no acidente, Eduardoooo....
- Campos?
- Isso! Eduardo Campos! Ele ia ser o presidente no lugar da Dilma?
- Não exatamente. Ele e mais outras pessoas, inclusive a Dilma, estão candidatos. Agora eles vão fazer campanha, vão dar entrevistas nos programas de TV, vão falar o que pretendem fazer para melhorar o Brasil e no final do ano as pessoas vão votar e escolher quem elas querem para presidente.
- Aaaah, então eles estão disputando?
- Isso! Estão disputando para um deles ser o presidente.
- E a Marina? Agora ela vai ser presidente no lugar do Eduardo Campos?
- Ainda não vai ser presidente. Ela tem grandes chances de ser escolhida para ficar no lugar do Eduardo Campos como candidata. Talvez seja ela, talvez não.
- E quem escolhe isso se ela vai ser a candidata?
- Os partidos que apoiam o partido dela.
- E a Marina era o quê do Eduardo?
- Era candidata a vice-presidente. Todo presidente precisa de um, digamos, presidente reserva. Assim quando ele viaja ou está doente e não pode governar, o 'reserva' fica no lugar dele e a Marina era essa candidata.
- Aaaah. E mãe, você vai votar em quem?
- Então...eu não ia votar em ninguém, aí vi a entrevista com o Eduardo Campos e ia começar a avaliar a campanha dele para decidir se votava ou não nele.
- Agora ele morreu, né?
- É...então! Agora já não sei. Acho que vou votar nulo de novo.
- Âããããã? Como é o nome do homem que você vai votar?
Risos, muitos risos depois:
- Não é um homem. Votar nulo é não votar em ninguém. É anular o voto.
- Aaaah, entendiiii! Então pode não votar em ninguém?
- Pode.

E do mesmo jeito que a conversa começou, terminou!
Algo a distraiu e ela foi brincar.
Ver o interesse dela em tentar entender o momento político e como as coisas funcionam me dá esperanças de que, no futuro, haverá uma geração mais consciente, que se evolva realmente com a política e que faça escolhas realmente boas para seu futuro.
Para mim, que nunca fui especialista, mas que sempre tentei entender e me envolver, que sempre busquei avaliar os candidatos e suas propostas, sempre tentei fazer minhas escolhas de forma consciente é muito confortador ver a pequena assistir ao jornal comigo, fazer questionamentos e tentar entender.

Beijos,

Cláudia


2 comentários:

Já que você chegou até aqui, por favor deixe seu recadinho. Sua visita foi muito importante e seu recadinho nos deixa ainda mais feliz! :)