domingo, 17 de agosto de 2014

Diversas formas de tornar-se pai! Homenagem ao Dia dos Pais!


Hoje foi a comemoração do Dia dos Pais lá no colégio da Taís.
Eles sempre fazem esta homenagem uma semana depois da data oficial.
Bom, o pastor fez um lindo e emocionante discurso de abertura, porém, totalmente pautado na paternidade biológica.
Fez toda uma história desde o namoro, casamento, o momento em que a esposa anuncia a gravidez, as preocupações do marido com o bem estar da esposa, o instinto de proteção que aflora, o momento de ir para o hospital, o primeiro contato com o filho.
Foi realmente muito tocante a forma como ele palestrou. Vi diversos pais indo às lágrimas.
Depois ele pegou a Bíblia e leu um trecho do salmo 127 o qual diz que o filho é a herança do Senhor e, em seguida, discursou a respeito.
No final, falou que tinha algo a dizer, achei que seria para falar dos pais que se tornam pais por opção, por adoção ou seja lá a forma como quisesse falar, mas não era.
Em seguida foram feitas diversas atividades, eu corri atrás da filhinha e do papai tirando fotos de tudo, mas aquilo ficou entalado. Toda a homenagem foi em torno do biologismo e da família tradicional.
Quando acabou tudo, as pessoas saindo aos poucos, avistei o pastor num canto da quadra, sozinho, curtindo a filhinha que dá os primeiros passos. Não tive dúvidas, fui lá, elogiei muito a palestra porque realmente gostei, porque tocou o coração uma vez que muita coisa falada a gente vivenciou ou vivencia, falei que foi linda e emocionante, mas que faltou algo porque nem toda herança que vem do Senhor na forma de filho vem do ventre da mãe.
Ele ficou meio confuso, aí falei em adoção.
Ele vira e fala: mas todos os filhos, independente da forma que nos chegam, são heranças do Senhor e eu respondi: sim, pastor, é por isso que vim dar esse toque, porque todos os pais merecem ser homenageados. O seu enfoque foi apenas para a biologia e a vida, algumas vezes, nega esta forma de paternidade, mas Deus, em Sua infinita sabedoria e amor, presenteia esses pais de outra forma.

Enfim...fazendo o trabalho de formiguinha. Creio que na sessão das 10h30m ele deva ter acrescentado. E se não acrescentou, uma vez que a palestra já estava pronta e, fora essa questão estava irretocável, creio que pensará algo mais amplo para as próximas homenagens.
Falei que o colégio é grande, que tem muitas homenagens durante o ano e que é importante incluir-se todas as formas de pater/maternidade uma vez que deve haver muitos filhos não biológicos.

Eu sei que o biologismo é mais forte, que a maioria das crianças é filha biológica, entretanto hoje em dia há tantas formações familiares e tantas formas de um pai tornar-se pai que não é justo, em uma homenagem, traçar-se apenas uma destas formas em detrimento das outras.
Hoje em dia, creio eu, homenagem aos pais deve ser algo mais amplo e mais genérico também, uma vez que existem os pais biológicos, os avós que são pais, os padrinhos que fazem a figura do pai, os maridos que se fazem pais dos enteados, os pais adotivos por opção ou por circunstâncias onde a vida nega a biologia.

Em outros tempos eu viria para casa sem falar nada, apenas contrariada, entretanto hoje eu não consegui sair de lá sem falar com o pastor.

É de suma importância que as escolas acolham e não se esqueçam das novas formações familiares, das diversas formas que um ser tem de tornar-se pai, tornar-se mãe.

Beijos.

Cláudia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já que você chegou até aqui, por favor deixe seu recadinho. Sua visita foi muito importante e seu recadinho nos deixa ainda mais feliz! :)