quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Com que velocidade nossos pequenos evoluem!


Quando sentei aqui hoje pensei em postar um texto meu que foi publicado na Rede Mulher e Mãe, mas comecei a ler e-mails, responder e de quebra ouvir as coisas que estavam acontecendo à minha volta.

André e Tamiris foram ao desfile de 07 de setembro: ele porque conta como letivo e ela para participar de uma atividade com as amigas adventistas.
Eu aqui, neste computador tentando colocar leituras em dia num flash de tempo com Tales e Taís falando pelas tampas.
A certa altura vem Taís:

- mãe, o Tales pode comprar bolacha recheada?
-não porque eu não tenho dinheiro aqui. O dinheiro que eu tinha na carteira usei para colocar combustível ontem. Só mais tarde, então...
- mas o Tales tem dinheiro, mããããe...
- então pode ir.

Alguns minutos depois o Tales grita por ela no portão, ela abre a janela, ele fala que o dinheiro não deu e pede para ela pegar mais algumas moedas na carteira dele.
Ela não achou a carteira dele, pegou o cofre dela, perguntou quantas moedas ele queria, ele falou:
- uma só que tem o número 5 e o número 0. (ela não saber ver o número inteiro ainda!).
Ela procurou a moeda de cinquenta centavos e jogou para ele. Quando ele estava saindo ela grita:
- TAAAAAAALES...
Ele volta para atendê-la:
- o que foi?
- ó, quando você chegar o troco é meu, viu!
- mas não vai ter troco...
- vai sim e o troco é meu porque a moeda é minha!
E ficou sentada no sofá esperando ele chegar com o cofre aberto!

Aí fiquei pensando: com que velocidade essas crianças evoluem! Tamiris e Tales com a idade dela nem se davam conta do que era dinheiro, nem se tinham, nem quanto tinham. Eles usavam moedas para brincar. rss

Quando ela tinha perto de 3 anos, um dia pedi para ela entregar um troco que continha uma nota de 5 reais e uma moeda de 50 centavos para o pai. Ela pegou, olhou, olhou e entregou só a moeda para ele. Ele, então, falou que faltava ela entregar a nota e ela disse que não, que aquele era dela para comprar 'palinticoma' (balinha de goma).
O pai, então, achando-se esperto, falou:
- então vamos trocar...eu te dou essa aqui e você me dá esse que está com você.
Ela olha para ele com a maior cara de sapeca e fala:
- não quelo tocá...
- porque, amor?
- puquê esse compa mais palintigoma!

Claro que a gente se surpreende, né?! Como ela podia saber que a nota comprava mais do que a moeda com essa idade?! Nós nunca ficamos fazendo referência que nota compra mais que moeda, nem dos valores das notas e das moedas, mas ela tinha essa noção que aquela nota comprava mais balas de goma do que a moeda!

Ela tem o cofre dela, junta dinheiro para comprar na cantina da escola e pensam que ela gasta tudo assim, indiscriminadamente?! Não...de jeito nenhum!
Tamiris e Tales quando começaram a entender para quê servia dinheiro (e eram bem maiores do que ela!) todo dinheiro que pegavam gastavam tudo na hora, sem nem pensar! Ela não!

Domingo o Tales deu R$ 2,50 para ela comer na cantina. Eu achei que ela ía levar na segunda-feira mesmo, que ía torrar tudo, mas qual não foi minha surpresa quando ela pediu para levar lanche de casa! Perguntei se ela não ía comprar na cantina e ela disse que ía deixar para outro dia para juntar mais moedas. Respondi que ela tinha moedas suficientes para comprar um lanche e para mais, se quisesse e ela disse, do alto dos seus 4 anos, que preferia juntar já que tinha lanche em casa para levar! kkk

Na escola ela paga o lanche e a professora disse que ela fica esperando para receber o troco. Não vai embora se não derem troco para ela!
Ela compra o lanche, o suco e guarda o troco. Não fica comprando bobageiras tipo dadinhos e balinhas, não. Ela sempre tem que vir com troco para guardar no cofre...rss
E o cofre dela nunca, nunquinha mesmo pode ficar sem nenhuma moeda, até porque ela não gasta. E ela controla. Se a gente mexer nas moedas dela ela percebe! :)

Essa é minha pequena filha de 4 anos! kkk
Vai daí que de repente ela vira economista, né?!

Beijos e tenham um feriado abençoado!

Cláudia

5 comentários:

  1. Cláu
    Acho muito inteligente a relação das crianças pequenas com o dinheiro, por aqui a Vitória coloca no cofre toda e qualquer moeda que encontrar pela casa se bobear ela pega até as minhas rssssssss O mais interessante é que quando ela quer alguma coisa pede ao pai e eu logo digo, filha vamos pegar do seu cofre? e ela rapidamente responde, não, não. Quem sabe teremos mesmo economistas em casa, né?
    Bjs.
    Patricia

    ResponderExcluir
  2. oi Claú!, fico imaginando a Taís esperando o troco na cantina.

    lindo ela ser economica, assim vai dar mais valor as coisas.

    a Clara ainda não pede e nem sabe para que serve dinheiro, já o Pedro com 3 anos adorava ganhar dinheiro para comprar doces.

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Oieee,

    kkkkk eles são muito esperto mesmo, né?
    O Pedro tb está com 4 anos, outro dia me pediu um brinquedo no shopping e eu disse q não pq ele tinha desobedecido, ele vira pra mim e diz: então eu vou comprar com o meu dinheiro, do meu cofrinho!

    É mole??? rsrsrsrs

    Bjos!

    Loreta #amigacomenta;)

    @bagagemdemae
    www.bagagemdemae.com.br

    ResponderExcluir
  4. A esperteza deles nos surpreende a cada dia... adorei a história!!! RE

    ResponderExcluir
  5. Oi Claudia!!

    Estou chegando por aqui agora e já amei seu blog, já amei seus filhos, parabéns!!!

    Amei a história e como a Tais é esperta, com certeza ela será economista..kkkk

    Bjão

    http://geradonocoracao.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Já que você chegou até aqui, por favor deixe seu recadinho. Sua visita foi muito importante e seu recadinho nos deixa ainda mais feliz! :)