quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Vínculos: blogagem coletiva

A sugestão da blogagem coletiva desta vez é Vínculo!!!
Fiquei pensando sobre a pergunta que a Danuzza fez: 'Como se cria vínculo?! Ele nasce com a barriga?! Com a amamentação?! Sling, cinema, brincadeiras, fazer cabana na sala?!'.
Eu não tive barriga, nem amamentação mas tenho um vínculo muuuito forte com meus três filhos!!!
Eu creio na pluralidade das existências e creio num vínculo que vem antes mesmo de nascermos, porque acredito que nascemos com compromissos e os filhos são um dos maiores e mais sagrados compromissos que poderíamos firmar com Deus!!!
Em sendo assim, vou falar o que entendo e sinto como vínculo!!!
Eu nunca engravidei, mas sempre senti que seria mãe, que existiam filhos para mim!!! Sempre orei muito para que Deus me desse filhos, que os trouxesse para mim de alguma forma e conforme foi chegando o momento de cada um vir integrar nossa família, eu sentia que eles estavam se aproximando, que estavam chegando! Nos momentos de oração eu sentia um calor no coração e passei a conversar com eles, como toda grávida faz! Enquanto conversava, contava coisas, 'mostrava' os objetos que comprara, falava das mudanças que estava fazendo na casa.
Pouco antes de cada um deles nascer eu sonhei!!! Sonhei sonhado, mesmo, dormindo!!! Eu sabia que aqueles bebês que apareciam nos meus sonhos eram os filhos reservados por Deus para mim!!!
E quando estavam perto de chegar eu entrava numa espécie de trabalho de parto emocional, ficava angustiada para terminar as coisas, ficava com pressa de ajeitar a casa e em questão de dias eles chegavam!!!
Com a Tamiris eu sonhei menos de um mês antes dela nascer!!! Estava num carrinho verde, tinha cabelos escuros espetados, dormia com o bumbunzinho empinadinho para traz e fazia biquinho!!!
Quando recebemos a ligação que ela estava lá nos esperando, a expectativa era grande, mas a expectativa deu lugar à surpresa quando olhei aquela menininha de cabelos escuros, espetados, dormindo com o bumbum empinadinho para traz e com um biquinho lindo nos lábios!!! Falei para o André: 'é ela!!! É a menina que eu sonhei dentro do carinho!!!' E quando eu cheguei perto e falei: 'amor, mamãe chegou para te buscar', ela abriu os olhinhos, sorriu e voltou a dormir!!!
E a enfermeira dissera que ela havia acabado de mamar e dormia pesado!!!
Pronto!!! Um laço, um vínculo que não sei bem explicar estava firmado entre nós!!!
Ela mamava com os olhos nos meus olhos e eu fazia das mamadas momentos íntimos, só nossos!!! Era e ainda é meu grude e agora pude sentir que temos uma ligação muito forte, muito intensa!
Toda vez que lembro dos primeiros dias, dos primeiros toques, do cheirinho dela sinto como se tudo tivesse acontecido ainda um dia destes!!!
Com o Tales eu sonhava também, mas não via seu rosto!!! Acordava e sabia que tinha sonhado com ele, que era um menino, mas não sabia como era!!! Eu tinha tanta certeza que ganharia um menino que comprei macacões azuis, mas escondi de todo mundo e não foi surpresa nenhuma quando o telefone tocou e do outro lado da linha comunicaram que havia um lindo menino esperando por nós!!!
Meu Deus, quanta emoção!!! Mais uma vez eu sonhei e mais uma vez aconteceu!!!
Se na primeira vez eu senti mas desdenhei porque achava que a 'certeza' que seria uma menina era fruto do meu desejo de ter uma menina, com o Tales eu comecei a duvidar, porque embora eu não tivesse preferência por sexo, uma preferência que me fizesse excluir um em favor de outro, por outro lado, beeeem lá no fundinho, por diversos motivos eu desejava que fosse outra menina!
O nascimento dele foi uma grande emoção, porque vi materializado nele os sonhos que tive e constatei que a certeza que eu sentia era legítima!!!
Nosso primeiro encontro foi muito marcante!!! Ele estava no colo da enfermeira quando entrei no berçário. Ela conversava com ele seguro meio que em pé, como se segura um bebê novinho de frente com uma mão apoiando a cabecinha e a outra o bumbunzinho. Ela conversava com ele e ele estava com a cabecinha caídinha para o lado. Entrei, me apresentei e pedi para trocá-lo. Ela falou que ele havia acabado de tomar banho, mas eu quis trocar assim mesmo porque queria colocar a roupinha que fizera para aquele momento. Ela o deitou no trocador e conforme fui desenrolando o cobertorzinho, fui falando: 'oi amor, é a mamãe! Hoje nós vamos para nossa casa! Mamãe, papai e a irmãzinha viemos buscar você'. O que se passou enquanto eu falava com ele impressionou a enfermeira: ele apertou as mãozinhas, esticou os bracinhos e as perninhas e ficou respirando ofegante, com os olhinhos arregalados!!! Um bebê que estava mole e sonolento depois de uma mamadeira e um banho!!! Ele reagiu à minha voz como aconteceu com a Tamiris!!!
Depois o deixamos no berçário e fomos resolver a parte burocrática. Quando voltamos fui trocá-lo para irmos embora e a enfermeira pediu: 'conversa com ele outra vez?!  quero ver se ele reage novamente!' e enquanto eu o trocava, fui conversando que estávamos nos preparando para virmos embora e conforme eu ía falando ele ía se torcendo, ficando todo durinho e arregalando os olhinhos!!! Ela chamou as outras enfermeiras para verem o que acontecia com ele quando ouvia minha voz e todas ficaram impressionadas, afinal de contas elas falavam, falavam, falavam e ele nem se mexia!!!
Mais uma vez eu senti que tinha já um vínculo com ele, apesar de ele não ter habitado meu ventre, apesar de 'nunca' ter ouvido minha voz!!! Eu sentia que de alguma forma eu estabeci algum tipo de contato com eles quando orava e quando conversava com cada um!!!
Ele também mamava olhando nos meus olhos e se eu desviasse o olhar ele resmungava para chamar minha atenção!!! Ele também foi muito grudado comigo, não ficava com ninguém!!!
Tales cresceu e comecei a sonhar com duas meninas: uma moreninha de cabelos cacheados um pouquinho maior e uma mais clarinha, um pouco menor! Eu sabia que a moreninha era a Taís!!! Sonhei com estas duas meninas por muitos, muitos anos!!! Cheguei a pensar que chegariam juntas, que fossem gêmeas ou irmãs biológicas com pouca diferença de idade, entretanto conforme fui sentindo que Taís estava à caminho, comecei a sonhar com uma meninas só, sempre moreninha de cabelos cacheados!!!
Com ela não tinha erro: agora eu confiava nos meus sentimentos, nos meus sonhos, na minha intuição e tinha a certeza absoluta que embora não tivesse especificado sexo da criança no perfil do fórum, que eu teria uma menina morena, de cabelos cacheados e passei a fazer o enxoval em rosa, bordado com nome, tudo bem feminino!
Todo mundo me criticava!!! Muitas vezes eu ouvi a pergunta: e se for menino?! E eu respondia: não é!!!
Foram 1 ano e 4 meses trabalhando nos bordados e nos tricôs rosa e quando o telefone tocou meu coração sabia: era a Taís!!!
E com ela o encontro também foi marcante!!! Nós: eu, Tamiris e Tales lá, na sala de espera, aguardando a funcionária buscar a menininha indicada pelo fórum para a visita. Expectativa em saber como era, se era moreninha, se tinha cabelos pretos, se eram cacheados!!! Quando a mulher apareceu atrás da porta de vidro, trazia nos braços uma trouxinha de cobertores de onde era possível ver apenas os cabelinhos...pretos!!!
Ela era clarinha, bem branquinha mesmo, tinha os cabelinhos lisos, mas eu sabia que ela ía escurecer e que ía cachear os cabelos!!!
E ela escureceu e cacheou!!! Ela hoje é tal e qual eu sonhava!!!
Quando a segurei no colo ela não sorriu, não chorou, mas foi abrindo os olhinhos beeem devagar e quando os olhos dela fixaram nos meus, ela os arregalou e ficou com a testa franzida. Antes estava com a chupeta an boca apenas, mas depois que nossos olhos se cruzaram ela passou a chupar a chupeta com vigor e força! A funcionária disse nunca ter visto ela abrir tanto os olhinhos, falou que era uma criança calma, que nunca havia escutado seu chorinho, que era bem preguiçosa. Fomos embora e no dia seguinte, quando voltamos, a mesma funcionária veio contar que depois que fui embora ela chorou 2 horas sem parar! Não aceitava mamaderia, o colo não a acalmava e ela chorou até dormir de exaustão! Quando cheguei lá ela ainda estava rouca!!!
Em casa, enquanto a esperava, eu fazia orações no fundo do quintal, entre as árvores para que Deus a protegesse e guardasse. Logo nos primeiros dias, quando ela estava muito incomodada com as dores do refluxo, um dia eu saí e fui entre as árvores e lá ela acalmou e dormiu. Era lá que ela se acalmava toda vez que estava irritada ou com dor!!! Era no mesmo lugar que eu ficava enquando orava por ela!!!
Conforme foi crescendo, foi solicitando com o olhar e com gritinhos para que eu saísse e quando estava chovendo ou muito frio ela chorava, chorava e chorava!
Então não tenho dúvidas que nosso vínculo começou a se formar entre as árvores do quintal nos meus momentos de oração diários!!!
Ela também mamava olhando nos meus olhos, também reclamava se eu desviasse o olhar e também ainda é muito grudada comigo. A mais grudada dos três!!!
O tempo nos traz o conhecimento de nós mesmos!!! No decorrer dos anos eu desenvolvi a minha fé e aprendi a ouvir minhas intuições!!! Hoje estou esperando outro filho e embora não tenha preferência alguma, sei que será uma menina. Sinto que ela está vindo e nos momentos em que a angústia bate às portas do coração, faço minhas orações, converso com ela e de alguma forma que não sei explicar, sinto que ela recebe minhas orações e meu carinho!!!
Sei que quando chegar o momento do nosso encontro ela vai ter alguma reação diferente que as pessoas ao redor não compreenderão!
Sei que ela também será muito grudada comigo, que mamará olhando nos meus olhos e exigindo atenção exclusiva nestes momentos!
Sei, enfim, que nosso laços, nossos vínculos estão sendo formados desde já, mesmo sem que ela esteja habitando meu ventre, assim como foi com cada um dos irmãos dela!!!
Com os filhos que já estão aqui, tenho um relacionamento de cumplicidade!!! Eu conheço cada um deles e sei o que se passa só de bater os olhos!!! Sei se estão tristes, alegres, se aconteceu algo desagradável na escola mesmo que tentem disfarçar ou esconder. Sei até que estão fazendo arte, ainda que não estejam fazendo barulho e a porta do quarto esteja fechada!!! O Tales até já perguntou se eu tenho bola de cristal ou se sou bruxa....rsss
Eles também me conhecem pelo olhar!
Estou certa de que o cinema, as brincadeiras de rolar no chão até ficarmos exaustos, as idas ao parque do Lago, a sorveteria, o cinema, os doces preferidos, as festas de aniversário, tudo, tudo que envolve nosso relacionamento só serviu para firmar ainda mais os vínculos que já existiam desde o primeiro momento do nosso encontro!!!

beijos,

Cláudia

20 comentários:

  1. Que historias lindas Clau, que emocionante, parabens.
    Nunca parei para pensar na emoção de mães que adotam, sempre soube que o amor é grande, mas na emoção do primeiro contato, nunca tinha parado para pensar. Lindo!

    ResponderExcluir
  2. Oi Clau. Sei como voce se sente. Mesmo. Eu ainda vou ter mais 2 filhos, sei disso, e acredito que serão adotados. Mas são meus filhos, nossa ligação ja existe, mesmo eles não estando aqui. Linda sua historia, inspiradora. Estou te seguindo.

    ResponderExcluir
  3. Que linda história. Isso mostra que vínculo a gente cria com amor e dedicação e não apenas com o sangue! Parabens!

    ResponderExcluir
  4. Me fazendo chorar logo cedo, né....
    Estava com saudades de passar por aqui! Muitos beijos em vc e nessa família tão linda e especial!

    ResponderExcluir
  5. Oi Clau.

    Mais uma vez me arrepiando com seus post's...é lindo este vínculo tão grande que você tem com seus filhos, assim como você sentia que eles foram enviados por Deus para serem seus filhos, tenho certeza que eles tbm sentiram que você era a mãe que eles estavam esperando. Percebemos pelas reação que todos eles tiveram ao te ver, sentir seu toque.

    Ah, vou rezar para o Theozinho e para que o refluxo da Tamiris curar, mas curar de vez =).

    Beijos =)

    ResponderExcluir
  6. Que historia linda Clau!! Queria estar aí e tomar um café com vc enquanto as meninas brincavam com a Tais!! Iria ser otimo, uma dia ainda faço isso rsrs!! bjks!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Cláudia, mas que história mais linda. Essa coletiva está me deixando emocionada. Parabéns e felicidade para sua família, estou seguindo o blog.

    bjs

    ResponderExcluir
  8. Lindo o seu post!!!
    Acredito, sinceramente, que o vínculo mais importante é o do coração. Esse é o momento da entrega entre dois seres que faz tudo valer a pena.
    Tudo de bom para a sua linda família!!!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Ah, Cláudia, nem consegui ler tudo, meus olhos encheram de lágrimas e não deu!
    Sua história só veio reforçar o que disse no final da minha: o que cria vínculos é o amor. Não são os gestos, mas o afeto colocado em cada gesto.

    Seus filhos são abençoados por ter vc como mãe.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá Cláu! Tô passando por aqui só para dar um oi. Tudo de bom!!!♥

    ResponderExcluir
  11. Oi Cláudia,
    Sou nova neste teu cantinho, mas já leio há tempo o Adoção Tardia.
    Que lindo este texto sobre Vínculo!!! Quanta delicadeza e amor! Só Deus e sua chama de amor, que habita em nós, para ilustrar com cenas tão fortes tuas histórias de encontro com teus filhos (as). Parabéns por tanto amor e dedicação para o desenvolvimento destes vínculos!
    Quero te escrever um email, acho que vc pode me ajudar... pelo menos com uma "direção"... rs rs... podes me passar o teu email?? Procurei aqui no blog mas ñ encontrei... Pode mandar para tatiane@mormaii.com.br
    Se ñ quiseres receber um email enorme, ñ me envie teu endereço! rs
    Fique sempre na paz, muito amor a vc e seus filhotes!
    Tati

    ResponderExcluir
  12. Oi Clau como agradecer o carinho sempre em meu blog hein???
    Adoro vc....
    Tenho estado ausente porque minha mana tá por aqui esses dias
    Que post lindos viu como sempre suas palavras emociona
    Lindos dias viu????
    Mil beijossssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  13. Ai Clau, quanta emoção!
    Desde pequena acho muito legal a atitude de adotar uma criança.Até pensava que não teria filhos, apenas os adotaria. É ter muito amor no coração...
    Sua história com seus filhos é impressionante e creio que Deus nos reserva sim aquele filho que sonhamos, até literalmente como você.
    Parabéns!!!!
    Adorei o Blog e pode esperar minha visita sempre agora!!BJinhos

    ResponderExcluir
  14. Nem preciso falar o q to me envolveu....aiii amiga q emocionante!
    Sem palavras, só emoção!
    bjuuus

    ResponderExcluir
  15. Se chorei??? muito... nunca li nada tão sincero e tão profundo... Quero mais filhos, mais filhos meus, delas e deles... quero filhos que possa criar e dar todo amor e carinho que uma outra pessoa não pode dar.
    Sua história é linda e será repassada essa noite na conversa de antes do sono, conversamos muito sobre isso e tenho a certeza que ele sentirá quase o mesmo que senti, não semelhante, porque semelhante...só lendo com suas palavras.

    Parabéns pela família maravilhosa que você criou...

    ResponderExcluir
  16. Arrepiei, chorei, me emocionei.
    A naturalidade com que falas do teu vínculo com teus filhos só mostra que ser mãe é ir muito além da carne, da matéria.
    Lindo seu testemunho, linda mãe que és. Um verdadeiro exemplo.
    Adorei seu cantinho, vou voltar.
    Um beijo grande.

    ResponderExcluir
  17. Cláudia que lindoo!! Sua história é um exemplo de AMOR VERDADEIRO mesmoo!! Parabéns pela família linda!! Emocionante o post, mostrei pro meu marido e ele tb se emocionou lendo! bjs!

    ResponderExcluir
  18. MARAVILHOSO Cláudia!!! Chorei aqui!
    O vínculo não vem do seu corpo e sim da sua alma para a deles... O amor é o maior responsável por um vínculo e se você ama e demonstra esse amor, está criado um laço eterno.
    Parabéns por ser essa mãe maravilhosa! Seus filhos tem muita sorte e tenho certeza que você tb, por tê-los.
    Estou muito feliz por conhecê-la, você é uma dessas pessoas que acrescenta à vida de quem está por sua volta.
    Um super beijo!

    ResponderExcluir
  19. Clau, chorei lendo tb, muito lindo, forte! Uma experiencia tremenda mesmo. Deus abençoe vcs, teus filhos sao lindos, bençao de Deus.
    bjao

    ResponderExcluir
  20. Oi Cláudia!

    E muita gente ainda teima em acreditar que pode não ser uma coisa boa ter filhos adotivos, né? Com certeza esses são seus filhos desde sempre, não importa de que pais tenham vindo.

    Lindo post, carregado de sensibilidade e coerência.

    Beijos.

    Clau

    ResponderExcluir

Já que você chegou até aqui, por favor deixe seu recadinho. Sua visita foi muito importante e seu recadinho nos deixa ainda mais feliz! :)