quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Taís e Filhos Adolescentes!!!


Bom, ontem quando estava escrevendo a Taís foi ficando ruim, foi ficando ruim e qdo saí fui correndo levá-la ao hospital! Ela começou a vomitar e não parou mais. Ela deitava um pouco, a barriga voltava a doer e ela corria para o banheiro!
Enquanto eu a trocava para sairmos, ela teve alguns espasmos. Como não tinha nada mais no estômago, começou a sair espuma, sangue, catarro, líquido amarelo e a cada espasmo ela chegava a ficar roxa! Fiquei realmente assustada porque nunca tinha visto nada parecido!
Bem, minha bezerrinha está com uma virose e o vírus é alérgico à lactose...rss
Quando falei para o médico como ela tinha ficado, ele riu e perguntou se tinha tomado leite. A cada vez que ela tentava tomar o leite, tinha os espasmos. Ele disse que é assim mesmo essa virose e falou que ela não pode tomar leite nem derivados por 3 dias a contar de ontem, que mesmo com o medicamento, se ela tomar leite ou algum derivado, que vai fazer vômito novamente.
Ela toma 1 litro de leite por dia, tadinha! Hoje já chorou, mas entendeu que não pode e tomou Ades de uva, que ela ama, mas que não é como o seu leitinho quentinho...rss
Antes de sairmos do hospital ela ganhou uma injeção!!!
Este médico que atendeu ontem ela chama de 'médico bonzinho'. Ele fala baixinho e dá remédios com sabor. Tudo bem que ontem ele passou uma injeção, mas nem isso a fez achar que ele não seja bonzinho! kkk
Ele falou que ela ía tomar a injeção e que não ía vomitar mais, como não vomitou continuou com sua opinião sobre ele ser bonzinho!
Fiquei com muita dó, porque ela chora, mas fica firme!!! Enquanto a enfermeira preparava a injeção ela ficou com os olhinhos mareados, o narizinho vermelho, depois veio no meu colo, ela própria abaixou a calça e agarrou no meu pescoço!
Chorou bastante, mas não deu trabalho com a injeção! Até a enfermeira se admirou pelo tamanho dela! rss


Agora, mudando de assunto...

Eu já fui adolescente, mas não me lembro bem o que acontecia comigo, até porque comigo acontecia tudo diferente do que acontecia com um adolescente dito normal, eu me sentia fora de eixo, no lugar errado, achava que não tinha que ter nascido, que nasci na época errada, me sentia inadequada no mundo e era, verdadeiramente, totalmente diferente das adolescentes da minha época, portanto não posso me pegar como parâmetro.
O que acontece com os adolescentes?!
Porque mesmo tendo roupas e sapatos eles acham sempre que não têm?! Estão sempre 'precisando' de algo, geralmente que já têm nos armários ou gavetas?!
Porque embora desejem ardentemente ser diferentes uns dos outros (a prova disso é que odeiam uniformes!), elegem um estilo e saem todos na rua como se estivessem de uniforme?!
Gente, estou ficando maluca com isso tudo!
Eles usam uniformes, mas sempre arrumam alguma coisa para se diferenciarem: o Tales usa boné e ambos agora estão usando cadarços coloridos, mas acontece que todo mundo do colégio também teve estas idéias para se diferenciarem e acabam só modificando a cara do uniforme! Embora meio diferentes, continuam todos iguais!
E dá-lhe procurar cadarço de cor que 'ninguém' tem!
Ou comprar um cadarço de tal cor porque 'nós combinamos de irmos todas com o cadarço da mesma cor na semana que vem'.
E dá-lhe comprar um boné novo porque esse já deu para enjoar!

É normal aos adolescentes...eu não vivi isso!...elegerem um artista e ficarem malucos colecionando imagens, descobrindo data de nascimento, querendo mandar cartas, desejando comemorar o aniversário de um cara que mora do outro lado do oceano com uma festa de verdade entre amigas, desejarem fazer camisetas com frases tipo 'I (coração vermelho) Josh'  para andarem todas iguais?!...ressaltando que querem ser diferentes! rss

Confesso que estou meio perdida!
Até onde é normal esse fanatismo?! A partir de quando devo começar a me preocupar?!
Quando eu era adolescente via as meninas comprarem a revista Capricho e colarem os cartazes de seus artistas preferidos na parede sobre suas camas. Eu sempre achei isso o ó, achava dinheiro jogado no lixo, mas respeitava o gosto alheio. Hoje estou vendo isso acontecer com meus filhos. Eles ainda estão colando dentro dos guardarroupas. Creio que porque o quarto ainda seja coletivo, mas sei que vão começar a colar os posters na parede logo em breve!
Até aí, tudo bem. Vá lá...
Mas e a festa de aniversário?! Elas querem comemorar o aniversário de alguém que nem sabe que elas existem!!! Em sã consciência não consigo achar isso normal!
Eu até usei camisetas de cantores que eu admirava e que ainda admiro, mas nem sei qdo fazem anivesário, se estão casados, se têm filhos. E eu ía à 25 de Março e comprava uma camiseta com a cara do cara. Elas querem personalizar para que ninguém tenha igual à delas 15!!!
E escrever o nome do tal artista no braço como se fosse tatuagem?! É normal?!
Até a Taís já está rabiscando o braço com caneta dizendo o nome de tal ou qual artista ou desenho que ela gosta!
Será que isso é saudável?!

Uma outra coisa que tem me incomodado sobremaneira:
Estamos vivendo num mundo consumista e embora o foco de nossa educação, minha e do André, seja no ser e não no ter, eles de vez em quando entram em crises de desejo consumista e resolvem querer tudo numa semana, e mesmo que conversemos sobre consumismo, sobre comprar coisas das quais não precisamos, eles têm crises e ataques porque acham que precisam do que querem, geralmente porque 'todomundotem'. argh...
E ai eu me pergunto porque tantas crianças têm tantos aparelhos tecnológicos desnecessários?!
Para quê uma criança precisa de lap-top, I-pod, I-phone, notbook, netbook, telefone celular com tela touchscreen...este último está me enlouquecendo!!!
Qual a necessidade de um garoto de 11 anos andar com um tênis cujo preço muita gente não ganha no mês de salário?!
Qual a necessidade disso tudo?!
Será uma compensação pela ausência dos pais que trabalham?!
Sim...conheço diveeeersas crianças e adolescentes que ganham tudo o que manifestam querer simplesmente porque a mãe se sente culpada por trabalhar tanto e ficar tanto tempo longe dos rebentos!
Eu não tenho problema algum em dizer 'não' para meus filhos, ainda que saiba que eles ficarão com raiva de mim! Não tenho crise de culpa, mas começo a ter dúvidas sobre algumas coisas...

E aí eu me pergunto até onde ser fiel à educação que eu acredito, até onde ceder?!
Eu jamais faria um crediário para comprar um tênis de R$450,00 ou para comprar um netbook, ou um telefone de tela touchscreen sendo que nem eu mesma ache que preciso de um aparelho destes ou de um tênis tão caro!
Dizer não nestes casos, mesmo explicando os motivos, faz com que eles fiquem...ao menos temporariamente...com raiva de mim! Tudo bem...creio que um dia eles compreenderão as minhas razões!
Só que aí quem fica com raiva sou eu por ter tanta criança sem conhecimento do que é necessário e do que é supérfluo, do que é consumismo e do que é necessidade!

E o resto?! Deixar as meninas fazerem a tal festa para o artista e ajudar com o bolo que me pediram, ou dizer que não, que isso é um absurdo sem tamanho...na minha opinião, é lógico!

Enfim...é isso! Embora esteja com 41 anos, estou vivendo uma crise adolescente!!!
Quem tem filhos adolescentes sabe do que estou falando!!! rss

beijos,

Cláudia

3 comentários:

  1. oi Claú, esta fase não é fácil,mas sobre a festa deiaxa, ajuda no bolo é mais para se reunirem,mas qto.a celular caro também não dou não dei um mas achei desnecessário.

    agora o Pedro quer um video game bem caro e esta juntando dinheiro,mas ainda falta muito,ele ainda não liga muito para roupa esta na fase de video game.

    mas meninas gostam muito de roupas né ? leve a Tamires no Brás lá tem umas na moda e barata.
    acho que tdo tem que ter limites,assim eles aprendem a dar valor.

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Tive muitas fases de adolescentes: colava posteres no ámario, já escrevi um caderno com um monte de eu te amo pra um jogador de futebol, colecionava noticias do sp, ia em shows mesmo com a minha mãe do lado e queria tudo que era da modinha... meu pai e minha mãe sempre ensinaram a gente a economizar e valorizar os presentes mas "sofriamos" na escola que estudávamos pq se vc não tinha vc era excluido da turma pop do colégio... hj e entendo tudo, sou adulta e madura mas na época eu ficava com raiva e sofria as encheções de saco dos coleguinhas... o melhor é conversar e ensinar que custa dinheiro e fazer eles mereceram... na minha época ainda era pior pq tinha a inflação e a gente juntava e juntava e o preço subia... sempre nos aniversários pediamos dinheiro pros parentes e eles faziam uma vaquinha entre eles e a gente comprava com "nosso" dinheiro... a gente valorizava pq sabia que aquele era o único presente que ganhamos pois todo o nosso dinheiro foi ali... depois comecei a gahar mesada e aí aprendi mais... pq não compra um cofrinho pra eles?
    Consumismo não é bom não mas tudo na minha opinião tem que ser explicado... quando se ganha algo novo se doa algo que já tem... e por aí vai! Essa fase passa e ficam as lições!!! Não tente entender... apenas monitorar e conversar... acho que o bolinho não vai afzer mal a ninguém né? beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Cláu, tomou um susto e tanto com Taís né, eu ficaria doida, febre e espasmo me aterrorrizam....ainda bem q vc descobriu logo do q se trata, espero q a boneca esteja ótima.
    Qto à esta fase de adolescente, tb acho complicada, fui mas não fiz a metada dos se faz hj, p vc ter uma idéia minha mãe achava inadmissível eu sentir cólica, eu ficar de cama...pq ela nunca teve e portanto o que eu sentia era frescura..pode isso? Bater porta ou ficar trancada no quarto, SAnta Maria, eu nunca sonhei em fazer iso, senão....Agora querer modinha, isso eu tive, e era mto complicado qdo não podia acompnhar as meninas, agradava papai e mammãe ao máximo p ter o que queria...rsrs Acho q deve-se explicar sobre esse consumismo sim, embora nessa fase tudo q os pais falem não tem utilidade nenhuma, sevirá só p daqui uns 8 a 10 anos.
    E vamos aprendendo com essa moçada e tentnado moldá-la um pouquinho q seja...rsrs
    Fernanda Ferreira e Gui

    ResponderExcluir

Já que você chegou até aqui, por favor deixe seu recadinho. Sua visita foi muito importante e seu recadinho nos deixa ainda mais feliz! :)