quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Bons hábitos se cultivam desde a infância!

Eu adoooro ler, fiz o curso de Letras na faculdade e acho importante as crianças adquirirem o gosto pela leitura desde cedo!
A leitura amplia o vocabulário, além de nos levar a viagens inimagináveis através das histórias!!!
Um bom livro nos leva a lugares lindos, nos dá a sensação de estarmos nos refrescando numa lagoa ou cachoeira, ganhamos poderes de super-heróis, nos emocionamos, choramos, rimos, nos divertimos.
Enfim...entramos num mundo de magia, tão presente na vida das crianças!!!
Quem cultiva o gosto pela leitura nunca estará ou se sentirá sozinho!!! Nunca ficará entediado por não encontrar nada bacana para fazer nos momentos de folga!!!

Desde que Tamiris e Tales eram pequenos, desde que tinham meses de vida, eu e o André comprávamos livrinhos para eles. Eu sempre li, contei histórias.
Uma vez, quando a Tamiris estava no primeiro ano, a professora pediu para escreverem qual o horário do dia que eles achavam mais legal, mais divertido e a Tamiris escreveu: ' eu acho mais divertido a hora de dormir, porque a mamãe lê histórias para a gente dormir'.
Achei tão liiiindo!!!
No quarto deles tinha uma prateleira com livros de todo jeito!

Bem, eles cresceram e não são devoradores de livros como eu gostaria...rss...mas também não dão trabalho para lerem os livros obrigatórios da escola e conseguem ir muito bem nas avaliações destes livros.
Já há algum tempo eles queriam ir fazer cadastro na Biblioteca Municipal.
O tempo foi passando e eles cobrando1
Uma hora eu não tinha tempo, ou quando passávamos em frente a Biblioteca estava fechada, ou quando eu tinha tempo e estava aberta faltava foto de alguém. E o tempo passou, passou, mas na semana passada fui levá-los para fazerem o cadastro.
Eles ficaram muito felizes. Agora poderiam ler os livros que quisessem!
Taís estava doente e não tinha ido para a escola.
Quando chegamos à Biblioteca ela parecia 'pinto no lixo'! kkkk
Tem um lugar reservado para crianças pequenas, com mesinhas e cadeirinhas. As prateleiras são baixinhas e os livros ficam acessíveis às criancinhas.
No início ela gritava...rsss...vendo a quantidade de livros que tinha, o monte de opções de histórias. Depois fui falando que não podia gritar e ela foi pegando todos os livros que via pela frente, levava na mesinha, folheava, devolvia na prateleira até que resolveu ir ver o que os irmãos estavam fazendo. A Tamiris respondeu que estavam procurando um livro para lerem em casa. Foi o que bastou!!! Ela correu para o lugar onde tem livros infantis e falou:
- Vô icolhê um pá mim também! Você lê pá mim, mãe?!
Respondi que sim e ela ficou lá olhando livro por livro até que...

Ela encontrou o livro do Tucano. Eu pensei que fosse pelo formato do livro, por ser de bichinho, mas sabe porquê ela pegou o livro do Tucano?! Porque começa com "T de Taís'! kkk
Ela falava:
- A moça vai dar o livro pá gente, mãe?!
E eu expliquei que o livro era emprestado, que na próxima semana teríamos que entregar, mas que devolvendo esse inteirinho, ela poderia pegar outro.
Estou lendo este livro para ela desde sexta para dormir.
Ela já decorou a historinha e já escolheu o livro que trará na sexta, quando for devolver esse...rss
É um livro da Cinderela que ela viu!
Hoje ela acordou, pegou o livro e colocou na mochila da escola. Disse que vai levar para a prô ler para os amiguinhos, mas infelizmente hoje ela não poderá levar porque é dia de culinária e não dá tempo para mais nada extra!
Vou convencê-la a levar amanhã!
Ela vai contar que pegou na Biblioteca, que é emprestado, que precisa devolver, mas que pode pegar outros...rss
Quem sabe assim outras crianças se motivam a pegar livrinhos emprestados também, né?!

Os grandes pegaram os livros que queriam mas não estão lendo porque é semana de prova e os professores estão dando trabalhos, também. Estão um pouco chateados, mas sabem que podem renovar a estadia do livro, então estão tranquilos!

E por agora é isso...

beijos,

Cláudia

9 comentários:

  1. oi Claú!
    obrigada por sua mãe ver se a ajudante dela tem dia disponível p/mim.

    também sempre incentivei livros pas crianças e o Pedro na 1º série ganhou um premo na escola por ser o aluno que mais pagava livro na bibliotéca.

    o premio foi uma cesta de livros.

    a Clara ama livros e sempre me pede p/contar p/ela.

    beijos

    ResponderExcluir
  2. A gente faz a nossa parte neh?
    É fascinante a literatura e eu tb faço de tudo para q os meus pegue gosto...

    Bjuuu em vcs

    ResponderExcluir
  3. Nossa clau que delícia mesmo, o engraçado é que ontem tb postei algo sobre leitura! Amo ler! Que bom que estimula seus pequenos! Sinal de que serão grandes pessoas no futuro!
    Beijos
    Liliane

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente. E achei lindo o livro do tucano. Bjs,

    ResponderExcluir
  5. eu tbm amo Ler, e Davi ja tem livrinhos =)
    temos q fazer a nossa Parte!
    bjokcas

    ResponderExcluir
  6. Essa foto da Tamires q vc colocou no blog agora, está muito parecida c a Luísa, rsrs...
    Bjs
    Ana

    ResponderExcluir
  7. Eu amoooooooo ler e isso porque fui incentivada quando criança. Apesar de ter DDA eu vou pro quarto, me concentro e leio... trabalho minha ansiedade e concentração... o ruim é que esqueço tudo depois que leio :(
    Teve uma época que era compulsiva por comprar livros e tinha uma fila enorme de livros comprado e sem ler... aí fiz a promessa de que só compraria mais quando acabasse de ler os que já tinha, rs! Amo livraria, me sinto no paraiso! Achei muito legal vc ter feito a carteirinha a biblioteca já que o mundo da computação está tirando o prazer de folhear o livro, carregar pra onde for... acho tão importante essa convivencia... quando era adolescente amava o Pedro Bandeira com o livros Os caras... muito legal! Todos dele são bons...
    Gostava da coleção vagalume... Li a Ilha perdida que foi marcante!
    Hoje gosto de livros de suspense: já li muito sidnay sheldom, dan brown... Gosto de livros espiritas e leio bastante sobre autismo.
    Amo ler, escutar música boa, ver um bom filme e ir ao teatro... amo cultura!!!
    Você está mais que certa em incentivar!
    beijos de quem anda um pouco sumida da net

    ResponderExcluir
  8. Mto linda a foto da sua gatinha com o livro, Clau!!!
    Tenham todos uma ótima semana!!
    Deus os abençoe...
    Bjs...

    ResponderExcluir
  9. oiii minha nova amiguinha! Ameiii seu recado, aliás é uma delícia ler o que escreve!Obrigada! A taty é uma pessoa linnnda que amo muito! E tudo foi com muito amor mesmo!

    ResponderExcluir

Já que você chegou até aqui, por favor deixe seu recadinho. Sua visita foi muito importante e seu recadinho nos deixa ainda mais feliz! :)