quinta-feira, 24 de maio de 2007

Dia Nacional da Adoção

O dia 25 de Maio é instituído o Dia Nacional da Adoção!!! É também o aniversário do 'meu' Biel, hoje um pequeno cidadão italiano!!!!!! Ele está completando 2 aninhos e certamente está muito feliz. A ele minhas melhores vibrações de carinho, saúde, paz e muitas felicidades! Minhas lembranças sempre serão suas neste dia, meu amor!!!

Bom, hoje posso dizer que estou aprendendo a ser mãe! Neste terreno podemos dizer que aprendemos todos os dias, não é verdade?!?!?!

Temos (ou tínhamos...rsrs) alguns conflitos que eu não estava mais sabendo como administrar. Eles se dão super bem, mas vivem grudados. Isso gera muitos transtornos...rsrs...como provocações, choros, pequenas guerras por bobagens, 'cutuquinhos' e sinceramente eu já não sabia mais como lidar com estas situações! Já tentei de tudo: conversas, apelos religiosos (não façam para o outro o que não querem que façam para vocês), canto do pensamento, retirada de brinquedos ou programas de tv...enfim, tudo o mais que puderem imaginar, até chegarmos aos gritos e ameaças (que nunca se cumpriam!).

Bom, conforme falei uns posts atrás, sábado tivemos atividades na escola: as crianças tiveram recreação e os pais uma palestra com uma psicóloga! Foi muito legal, ótimo mesmo! Ela é uma pessoa acessível, direta e o tempo passou rapidíííssimo!!!
No final ela deu um exemplo dos seus filhos mais velho e caçula: um tem como característica provocar e o outro, bater, agredir. Sabe quando parece que acende uma luzinha em cima da cabeça...rsrs...foi o que aconteceu quando ela falou que conseguiu com que eles aprendessem a se controlar. Ah, não tive dúvidas...tinha que falar com ela no final e saber qual era o segredo, pq ela descreveu o comportamento da Tamiris (provocadora, ironica) e do Tales (um pequeno agressor quando provocado)! Eu precisava saber como conseguir essa peripécia, pq naquele dia eu já acordei com os dois nesta situação! Nem preciso dizer que já levantei doida, né?!?!? rsrs
Bom, conversando com ela, expliquei a situação, disse que eles eram como os 2 filhos dela e pedi ajuda. Ela, com a maior naturalidade disse: 'começaram a brigar, separe!'. E eu, ingenuamente...rsrs...disse que eles são muito unidos e que eu não sabia se era bom separá-los, ao que ela me respondeu: 'eles não são unidos, são grudados! Começaram a brigar, provocar, separe-os e deixe eles sentirem falta um do outro! Não deixe ficarem juntos! Eles vão entender assim que para ficarem juntos terão que se respeitar e dominar seus impulsos...ela de provocar e ele de agredir fisicamente'.

Voltei para casa e conversei com os dois. Disse que falara com a psicóloga sobre as coisas que eles faziam, fui sincera em dizer que não sabia mais como agir e por isso andava perdendo o controle, que pedira ajuda à psicóloga e que ela havia me orientado a mantê-los separados até que aprendessem a se respeitar e que eu ía fazer o 'dever de casa' direitinho, porque no próximo mês tem reunião novamente. Claaaaaro que eles não acreditaram. Na primeira confusão, separei os 2. Deixei uns 10 minutos um no quarto e o outro na sala e liberei. Um tempo depois eles fizeram a confusão novamente, separei por mais 10 minutos. No final da tarde, outra confusão, aí separei e não deixei mais eles ficarem juntos até a hora do jantar. No domingo reinou a paz...rsrs. Agora quando começa, dou uma advertência e tem funcionado bem. Durante toda a semana só tive que separá-los mais uma ou duas vezes!

Aí temos outras coisinhas difíceis de organizar: roupas e brinquedos espalhados, cama desarrumada até as 5 da tarde mesmo eu mandando arrumar umas 500 vezes, pijamas até a hora do almoço nos finais de semana e outras 'cocitas más' destas que a gente fala, fala, fala, se esgüela e não surte efeito...é todo dia a mesma coisa! Confesso que isso anda me estressando e ando com ganas de dar uns tapas nos dois, mas não tem cabimento bater numa menina do meu tamanho, além do quê, não funciona!!! Bom, resolvi aliar a orientação da psico com as da Super Nany...rsrs
Ontem, no auge do meu total desespero por não coseguir fazê-los cumprir as suas tarefas, peguei uma cartolina e fiz o painel das regras junto com eles! Expliquei como funcionará e que valeria a partir de hoje. Esta semana é teste, não está valendo nada para a próxima semana!
Vocês não imaginam como isso funciona!!! Hoje as camas estavam arrumadas antes das 13 horas, a lição foi feita no horário sem eu precisar 'lembrar' ninguém, não teve teimas intermináveis para tomar banho e nem o famoso 'já vou' que não vai nunca, mas claro que em sendo o primeiro dia, também não foi 100%! É muita coisa para organizar...rsrs...são 8 regras, algumas com subítens...rsrs...mas o dia já foi menos estressante!

Agora à noite fizemos a avaliação. Com o Tales foi tranqüilo. Ele aceitou as estrelas que não ganhou e concordou com os motivos. Com a Tamiris foi mais complicado. Ela contesta, briga, não aceita os argumentos...acabei perdendo a paciência e dei uma gritadinha básica, mas falei para mim mesma na frente dela que eu não preciso mais fazer isso, que é só seguir com as regras e se ela não cumprir não sou eu quem vou me estressar, mas ela que não vai ganhar o que for combinado ao final de uma semana e encerrei a conversa!
Depois ouvi os dois confabulando no quarto um pouco. Vieram em seguida querer saber porque se não ganharem uma estrela ficam sem o prêmio combinado. Expliquei que se o pai faltar no trabalho, não ganha o salário todo. Que para quem não cumpre as tarefas é justo que perca os prêmios, mas a Tamiris não aceitou que deixar uma camiseta jogada no avesso é quebra da regra se ela guardou as outras roupas...rsrs

Parece que vai funcionar. Vamos ver...

------------------------

Respostinhas do post anterior:

Todos que pediram fotos: assim que estiver tudo pronto vou dar um jeito de postar umas fotinhos.

Ana Cláudia: amiga, não tenho nenhum bebê em vista! Estou esperando pelo meu fórum, então está nas mãos de Deus a chegada do filhote, que poderá ter até 1 aninho!

Simone Ferro: amiga, você vai ver que delícia é preparar as coisas com as crianças! Eles curtem, se empolgam, são super solícitos em ajudar, acham tudo que a gente faz lindo...rsrs

Todos os visitantes: obrigada pela visitinha e pela torcida!!!

Bjs e um ótimo dia gelado!!!

5 comentários:

  1. Espero q dê tudo certo e que eles sigam as regras!! beijos e fiquem com Deus

    ResponderExcluir
  2. Oi! Paabéns por estar fazendo tudo tão certinho! Eu acho o programa da Super Nanny muito bom e o Othávio assiste comigo. Ele é muito calmo e não tem com quem brigar... Mas, sempre é bom aprender, né?
    Beijos e bom finde!
    Zel.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom Super Clau,
    Filho só devia ser pensante e contestador lá fora. Qdo é com a gente fica complicado, né? Sucesso pra vc, bjs para eles.

    ResponderExcluir
  4. Muito legal a sua tática.
    Seja firme amiga, tenho certeza que dará certo.
    sempre aprendo muito com vc.

    aliás, acho que estou precisando das nossas conversinhas virtuais.

    Bjs
    Valéria

    ResponderExcluir
  5. Humm , Cláu... agora dá para acreditar que aquelas regras da Super Nanny funcionam.... Você fez parecido e está dando resultado. Boa sorte!!! Menina, estou aprendendo horrores com você... que legal!!!
    Bjs.,
    Joselia

    ResponderExcluir

Já que você chegou até aqui, por favor deixe seu recadinho. Sua visita foi muito importante e seu recadinho nos deixa ainda mais feliz! :)