quarta-feira, 2 de abril de 2014

A melhor parte sempre está no final do arco-íris!

imagem do Google
Sabe aquele momento em que você decide adotar, conta para a família e os amigos, todo mundo fica feliz, faz festa, te parabeniza e embarca no sonho de maternidade com você?
Sabe? Parabéns, então!
Eu nunca soube o que é isso!
Da primeira filha eu era obcecada e só falava em filhos. Devia tentar tratamento para engravidar.
Do segundo eu era louca, já tinha feito uma caridade, devia tentar ter um filho 'meu mesmo, de verdade' ou ficar só com uma porque ela sozinha já ia ser motivo de muita dor de cabeça.
A terceira....bem, a terceira ninguém falou nada porque eu decidi esperar só entre nós de casa, mesmo. Eu, meu marido, meus filhos.
O quarto filho ainda é um projeto que está em suspenso e que, possivelmente, não será compartilhado por quem não compartilhou da espera dos outros três caso o projeto vire realidade.
Nas reuniões familiares, por anos a fio, mais ou menos uns oito, os filhos pequenos falavam na irmã chamada Taís que ia vir, ninguém falava nada e eu não tocava no assunto. Só sorria. Apenas sorria da euforia e da inocência infantil dos meus filhos!
Umas poucas vezes algumas pessoas arriscaram falar que dois estava bom, que muitos filhos hoje em dia era complicado, era caro e blá, blá, blá e eu apenas sorria.
Nunca entrei em detalhes. Ela foi projeto, depois passou a sonho, e toda a fase de habilitação e espera foi nossa. Somente nossa!

Quando a gente tem um sonho, um desejo, um projeto de vida a gente tem que arregaçar as mangas e ir à busca.
Naturalmente que com apoio, cercada de carinho, de poder compartilhar o momento tão feliz e tão mágico que é esperar um filho é sempre muito melhor, mas se não é possível, ainda assim para ser feliz é preciso ir em frente!
Eu não seria uma pessoa feliz fazendo tratamentos por anos, e anos, e anos sem garantia nenhuma de que iria conseguir.
Eu acho que não seria feliz passando por uma gravidez múltipla, muito múltipla, excessivamente múltipla porque mesmo querendo quatro filhos eu queria um por vez.
Eu não seria feliz fazendo tratamento, não conseguindo e me conformando em não ter filhos.

Não é fácil sentir-se tão feliz e não ter com quem compartilhar esta felicidade. Entenda-se o 'não ter com quem' como família, parentes porque, graças a Deus, eu tive muitas amigas que participaram da espera e da chegada de cada um deles com alegria, carinho e muito apoio!
Não é tão feliz assim comprar coisinhas e não poder mostrar para ninguém para não ter que ouvir verdadeiros tratados sobre o que é um filho adotivo e o tanto de dor de cabeça que você vai ter no futuro.

Não posso dizer que minhas esperas foram infelizes. Não! Isso nunca!
Eu fui uma gestante como outra qualquer: fiz enxoval, bordei, tricotei, planejei, sonhei, delirei, me emocionei muitas vezes pensando no momento de ter cada um dos meus filhos nos braços.
Eu me sentia feliz com a espera, mas faltou algo. Faltou família! Faltou carinho! Faltou respeito pela minha decisão e pela decisão do meu marido.
Faltou! E mesmo faltando, isso não foi um fator primordial para desistirmos. Nós queríamos ser pais e fomos pais uma, duas, três vezes.
E somos felizes. Como somos! Nossos filhos são o bem mais precioso que temos nesta vida! São as maiores bênçãos que Deus poderia nos dar nesta vida!

É difícil ter filhos? É.
É difícil ter filhos adolescentes? É
É difícil educar? É
Mas não é difícil só para quem tem filhos adotivos. É difícil para qualquer pai e mãe.

Eu já escutei muito: ah, eu queria muito adotar, mas a família do meu marido não aceita, ou minha família não aceita.
Vi muita gente desejando ter filhos e abrindo mão de seus sonhos por causa da não aceitação do outro. Vi pessoas se apagando para a vida, tentando ser feliz através da ótica de vida dos outros.
Infelizmente ninguém consegue ser feliz através da ótica dos outros, do sonho dos outros ou da ideologia dos outros!
Nós só conseguimos ser felizes com o que sonhamos e conseguimos realizar!

Família é importante? Lógico que é! Se assim não fosse não teria me feito falta nas esperas, mas a família não pode interferir tão profundamente nas escolhas da formação da sua família e muito menos na sua forma de ser feliz!

Embora eu não tenha tido o apoio que eu gostaria, que eu sonhava, que eu desejava, embora tenha sido taxada de louca, tenha recebido muitos conselhos para tentar ter 'um filho meu mesmo', quando meus filhos chegaram foram acolhidos e eu sei que eles são amados. Eles foram aceitos porque o problema das pessoas não era com eles. Era com a minha escolha. Eu não fui apoiada devido à escolha que eu e meu marido fizemos e não devido às crianças. E as crianças, quando chegaram, foram aceitas!
Isso é importante!

Nesta jornada no mundo adotivo vi alguns casais serem apoiados da forma como eu sonhava, porém alguns deles aceitaram crianças que não eram as crianças dos sonhos da família que os apoiava e, então, a criança não foi aceita, ou demorou para ser aceita.
Talvez o mais importante seja o acolhimento depois, porque quando as pessoas se envolvem com você, elas sonham e idealizam seu filho também. E com isso, o sonho, o ideal de criança para elas talvez não seja o mesmo seu.
No meu caso, creio que como ninguém tinha expectativa alguma, meus filhos foram aceitos de imediato.
Hoje dá para conviver com a falta de apoio de antes porque meus filhos são queridos, então nunca deixe sua felicidade guardada na caixa dos sonhos por falta de apoio porque a felicidade maior pode estar no final de tudo, afinal o tesouro sempre se encontra no final do arco-iris!

Beijos

Cláudia


12 comentários:

  1. Senti intensamente cada palavra que você escreveu. Te entendo tão completamente que até emociona.
    Tão bom ter você na minha vida. Tão bom ser sua amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tão bom ter você na minha vida!
      Não acredito em acaso e tenho certeza absoluta que somos almas irmãs, aquelas que se completam.
      Por isso nos entendemos tanto e sentimos as coisas de modo tão parecido!
      Vc foi um presente de Deus na minha vida e eu sou muito grata por isso! <3

      Excluir
  2. Te entendo bem!! Já passei por situações assim!!!! E já vi pessoas desistirem de seus sonhos por causa dos outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa parte de nós passamos por situações assim, né, Priscila? O bom é que depois fica tudo bem.
      Uma pena quem abre mão dos seus próprios sonhos por causa dos outros.
      Enfim...

      Excluir
  3. Nossa como me emocionei com sua história, sou casada a 9 anos, tentei fazer tratamentos e ate agora nada, cada dias me sinto muito triste, por ver tantas pessoas realizando o sonho de ser mãe e eu sempre na expectativa que nunca chega, estou tentando deixar de lado e aceitar que não posso gerar, tenho medo de não aceitação pelo meu esposo e tbem pela família, sempre via a gravidez como algo tão simples e agora me parece um pesadelo para mim, me sinto incapaz de realizar o sonho do meu marido... E tudo isso me deixa muito triste...

    Att, kátia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kátia, a gente vê, mesmo, a gravidez como algo simples até o momento que a vida nos diz que não é bem assim.
      Nessa busca da mater/paternidade, de realizar este sonho há um longo caminho a percorrer. Vcs estão fazendo tratamentos. Eles não são garantidos, mas são uma possibilidade.
      A adoção é uma nova etapa que vem, geralmente, após todas as tentativas de tratamentos não funcionarem.
      Sigam tentando até conseguirem e, caso não consigam um resultado satisfatório com os tratamentos, amadurecer a questão da adoção será uma nova etapa.
      Sei que essa fase que vc está vivendo é de angústias e de muitos questionamentos, mas não duvide nunca que Deus age sempre pelo menor em nossas vidas.
      Em toda essa caminhada para realizar o sonho de serem pais, vcs dois precisam estar sempre juntos, se apoiando e dando forças um ao outro.
      A decisão final caberá sempre a vocês, seja o que for que vcs decidirem no futuro.
      Força menina!

      Grande abraço e sucesso com seu tratamento!

      Excluir
  4. Preciso dizer que li, chorando? Que trechos da minha história na sua história?
    Sinto falta desse apoio, sinto falta de sinceridade, de olho no olho, sinto falta do respeito representado na ação do interesse por um assunto meu, e tão importante.

    Bjosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz muita falta, mesmo, Dé! A gente supera, eu acho, mas faz falta sim.
      Independente dessa falta a gente segue em frente, porque embora não haja apoio na família que a gente não escolhe, a família que a gente escolhe é pau pra toda obra. Estamos juntas! <3 <3 <3 TIME <3 <3 <3

      Excluir
    2. Né?! Eu quando criança adotei 9 vôs/ vós... Me orgulho de ter poucos e excelentes amigos, e o <3 TIME <3 .... Bom, posso dizer que, sem o TIME, eu não seria mas eu, há algum tempo.... Teria me perdido, tentando me transformar em outra.

      Amo tu!

      Excluir
  5. Emocionante seu relato!!! E real...filhos são filhos...
    é verdade quando vc diz que adotivos ou não, dão trabalho e educar não é fácil mesmo!!! Mas eles valem a pena...acho lindo quem tem esse desprendimento e adota...vai em frente atrás da felicidade e a encontra...parabéns! mulher guerreira e lutadora!!! Deus a abençoe pra que continue abençoando outras pessoas através da sua experiência...Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Cláudia
    Obrigada por participar do mosaico lá do blog querida! Muito emocionante teu depoimento, acredito que ele vai ajudar a muitos casais que estão em dúvidas sobre adoção. Você foi muito guerreira pensando na adoção e não ouvindo a voz dos "contrários". Parabéns por esse gesto de carinho e amor.
    Tenho uma filha autista que foi meio que adotada já que ela é filha do meu marido que era viúvo quando o conheci. Os filhos adotados são tão amados como os que nascem de nós, envolve os mesmos sentimentos. Tenho uma outra filha mais nova que é professora e amo as duas e cuido delas como se fossem irmãs mesmo, já que meu marido adotou a minha como filha dele também.
    Sorri com seu depoimento e me emocionei também! fico feliz que tudo tenha dado certo para vocês.
    receba meu carinho e respeito.
    Um grande bjo

    ResponderExcluir
  7. olá!vim através do mosaico da Carmem conhecer seu cantinho,fiquei encantada e emocionada lindo depoimento Deus te abençoe vc e sua família te seguindo...fica c/Deus bjss no♥http://wwwmazeblogspotcom.blogspot.com

    ResponderExcluir

Já que você chegou até aqui, por favor deixe seu recadinho. Sua visita foi muito importante e seu recadinho nos deixa ainda mais feliz! :)