terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Carta à Rede Globo - Novela Fina Estampa

Manifesto contra a abordagem da adoção na novela Fina Estampa, por Silvana do Monte Moreira

Carta que fizemos em conjunto com o grupo de discussão da ANGAAD.

À
Rede Globo de Televisão

Ao
Escritor Aguinaldo Silva
Ref.: Novela Fina Estampa

Prezados Senhores:

Breve Apresentação
Nós, ao final assinados, somos representantes e membros de grupos de apoio à adoção sediados nas cinco regiões brasileiras, componentes da Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção – ANGAAD, que há mais de 18 (dezoito) anos trabalha em prol de uma nova cultura da adoção, que inverte o paradigma tradicional de se buscar uma criança para uma família, privilegiando o melhor interesse da criança, ao buscar uma família para as crianças e adolescentes alijadas do direito à convivência familiar e comunitária. E pertinente mencionar que, atualmente, temos cerca de 40 mil crianças institucionalizadas à espera de família.
O foco do nosso trabalho envolve adoções tardias (crianças acima de 5 anos de idade e adolescentes), adoções múltiplas, grupos de irmãos, crianças com necessidades especiais, portadoras de síndrome de down, autismo, paralisia cerebral, portadoras do vírus HIV, dentre outras.
Desmitificamos, através de profissionais qualificados que comparecem a nossos encontros mensais e anuais, os mitos e preconceitos em relação ao instituto da adoção ainda impregnados nas crenças sociais, a questão da hereditariedade na transmissão de patologias psiquiátricas, entre elas a esquizofrenia , assim como as questões envolvendo crianças e adolescentes soropositivos.
Com nosso trabalho, e não apenas com ele, temos conseguido alterar o perfil do habilitado à adoção que, tradicionalmente, estava direcionado para bebês saudáveis, brancos e, preferencialmente, meninas. Atualmente, muitas crianças e adolescentes, antes fadados a viver eternamente em entidades de acolhimento institucional (antigo abrigo) por estarem fora do perfil comumente desejado, estão sendo adotadas e passaram a compor famílias que convivem felizes e em harmonia com as suas escolhas. 

Sobre a novela Fina Estampa:
Desde o último sábado, 28 de janeiro, nos deparamos com a revelação, no horário nobre da TV Globo, do “segredo” da personagem Tereza Cristina.
Tereza Cristina, ao longo da novela, demonstrou ser uma pessoa psicótica, maquiavélica, má, péssima mãe, mesquinha, vingativa, assassina e vários outros adjetivos nefastos que poderiam preencher meia página.
Seu grande segredo, revelado com estardalhaço pela mídia – de forma fantasiosa – refere-se ao fato de ter sido adotada por uma família milionária. Ela é filha biológica de uma empregada da família que morreu louca em um sanatório psiquiátrico. Foi adotada legalmente.
A partir da revelação do segredo o descompasso aumenta ainda mais. Criam-se questionamentos sobre o real sobrenome de Tereza Cristina, se teria ou não direito à herança dos pais (adotantes) falecidos, se seu irmão (Paulo) deveria ou não fazer exame de DNA para “desmascará-la”. Esses são apenas algumas das situações pontuais localizadas nesse verdadeiro show de horrores que passaremos a debater especificamente.

Revelação e segredo – A adoção não pode ser tratada como segredo, assim não existe a necessidade de revelação. Absurdo descobrir que a tia de Tereza Cristina, interpretada pela atriz Eva Vilma, vem chantageando a sobrinha em virtude de tal segredo. A origem biológica do filho adotivo é um componente de sua biografia, mas não será jamais o referencial maior de sua vida. O processo de criação e educação oferecidos pelos pais adotivos constituirão as suas matrizes psicológicos mais importantes.
Pessoas adotadas não são coitadinhas que foram acolhidas por um ato de piedade. São pessoas tão somente, que foram escolhidas como filhas pelo amor. A adoção é o processo de filiação fundamentado no afeto, sendo a única forma de se configurar a verdadeira paternidade e a maternidade. O fato de termos gerado crianças não nos torna pais e nem estas filhos. Todos os pais, inclusive os biológicos, precisam adotar afetivamente as suas crianças para que estas se tornem filhos.

Da origem genética – A vergonha de Tereza Cristina por ser filha de uma empregada doméstica é preconceituosa e absurda. A grande maioria das crianças e adolescentes disponibilizadas a adoção tem origem na pobreza, no abandono, na mendicância. Nenhuma dessas crianças e adolescentes deverá ter vergonha de sua origem. Tal colocação fere a dignidade da pessoa humana.

Dos questionamentos acerca do sobrenome de família – Tereza Cristina foi legalmente adotada. Seu sobrenome é da sua família adotiva, simplesmente da sua família. A inserção dessa dúvida está colocando em polvorosa inúmeras famílias formadas pela adoção que, no desespero, mesmo com toda a formação recebida, passam a povoar o imaginário com tal dúvida.

Da herança – Inquestionável que crianças e adolescentes legalmente adotados têm assegurados todos os direitos sucessórios. Totalmente descabida tal colocação ou sua menção por outros personagens do folhetim.

Dos componentes psiquiátricos e da falta de comprovação da transmissão hereditária – Muitas pesquisas científicas tem sido feitas neste sentido, entretanto, nenhum estudo em psiquiatria é categórico ao enfatizar uma influência exclusivamente genética, considerando sempre os fatores ambientais no desencadeamento ou manutenção dos transtornos. Em relação a esquizofrenia especificamente, até o momento, os estudos são também inconclusivos ao colocá-la como genética ou hereditária, embora tenhamos certeza de que a probabilidade de filhos esquizofrênicos é maior se um dos pais for esquizofrênico e muito maior se ambos o forem. Sempre se fala em "probabilidade" ressaltando-se a influência ambiental na maioria dos estudos. 
Várias crianças e adolescentes adotados, uma enormidade, são filhos biológicos de alcoolistas, usuários das mais diversas drogas, dentre elas o crack, pacientes psiquiátricos, portadores do vírus HIV, dentre outros. Assim, a abordagem escolhida para a personagem Tereza Cristina faz um enorme desserviço à causa da adoção, afastando o adotante do real interesse do instituto da adoção que é a criança.
E como se tivessem sido reabertos baús que acreditávamos esquecidos e os fantasmas dos preconceitos passassem a rondar novamente o imaginário social...
Entendemos a liberdade de expressão e jamais nos colocaríamos na posição da malfadada censura, contudo, pesquisamos a novela e verificamos que já ocorreu uma modificação no enredo em função da reação do público. O casal formado por Griselda e René não foi aceito pelo público e está sendo desfeito.
Assim, por todas as razões já colocadas e por tantas outras que ainda poderíamos colocar, vimos solicitar uma reinterpretação da questão envolvendo o tema da adoção na personagem Tereza Cristina. Sabemos que existem segredos reais a serem revelados, não imaginamos como desfazer esse malefício à causa da adoção, mas, algo necessita ser feito.
Demonstramos, assim, nosso total repúdio à abordagem negativa do instituto da adoção pela Novela Fina Estampa, que induz a erros de interpretação e julgamento em relação à filiação adotiva, trazendo prejuízos e constrangimentos para inúmeros pais e filhos adotivos brasileiros. 
Contamos com as suas providências para reencaminhar o tema de uma forma mais adequada.
Atenciosamente,


Silvana do Monte Moreira
Presidente da Comissão de Adoção do IBDFAM – Instituto Brasileiro de Direito de Família
Coordenadora dos Grupos de Apoio à Adoção Ana Gonzaga I e II

10 comentários:

  1. Oi Cláudia, concordo plenamente com tudo o que está escrito e completo dizendo que o que a novela mostra, infelizmente é a visão de grande parte da população brasileira. Quando algumas pessoas ficam sabendo que o Caio é adotado, fazem uma cara de quem acha "coitadinho", "será que na família dele tem marginal?" "como será que vai ser a personalidade dele?". Ora bolas, a família dele sou eu, meu marido e nossa filha mais velha. Hoje já entendo a ignorância das pessoas e não fico tão chateada. Obrigada pelos esclarecimentos através da carta e esperamos com isso, que as pessoas possam compreender melhor o que é adoção.
    bjo grande,

    Alê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alê, justamente por essa ser a visão da maior parte da população (e eu até entendo que ele fez um retrato fiel!), como autor e dentro de um meio formador de opinião, deve ter responsabilidade e ou não utilizar-se de questões delicadas das quais ele desconhece se não tem interesse em pesquisar, ou estudar o assunto e utilizar-se do espaço e do horário nobre para ser pró-ativo no sentido de dar uma visão positiva sobre o assunto. Isso serve para adoção, para homossexualismo, para questões de doações de órgãos.
      Fazendo um retrato fiel do que pensa a maior parte da população ele presta enorme desserviço à causa e a todos que trabalham duramente para mudar esta visão!
      A questão da adoção não é o único assunto descabido nesta novela. Este autor consegue mexer com várias questões sociais sérias sem responsabilidade nenhuma, como é o caso da reprodução humana usada para uma questão pessoal da médica ou da violência doméstica, entretanto estas questões devem ser questionadas por quem milita nelas.


      Grande beijo,

      Cláudia

      Excluir
  2. Olá querida, estou com vocês!!Tamanho absurdo...e olha que nem assisto a novela, mas através de você, fui assistir e acho lamentável..Pode contar com o meu apoio!!Super bjs,

    Elo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elo amada,

      Obrigada pelo apoio. Eu tbm não vejo assiduamente a novela, só quando anunciam algo mais significativo pq eu trabalho até tarde e meu escritório não tem tv. Fiquei indignada com a tal revelação e se a coisa caminhar como dizem, só vai piorar a situação do preconceito contra o filho adotado e advindo de mãe esquizofrênica, pq dizem que grande segredo é que ela matou os pais para ficar com a herança. Se for isso, ai, ai...fecham com chave de ouro toda a prestação de desserviço à causa.
      Enfim...
      Se vc não viu ainda, dê uma olhadinha no meu texto "Ele era filho adotivo'. É um caso real, infelizmente, que demonstra todo o ranso do preconceito que existe contra filhos adotados e que tiveram a infelicidade de terem mães esquizofrênicas. O fato de a criatura ter comportamento psicopata consta menos que sua origem, pois tudo é atribuído À adoção e à origem, quando sabemos que psicpatas nascem inclusive nas melhores e mais tradicionais famílias.

      bjs,

      Grande beijo.

      Excluir
    2. Olá querida , com certeza irei ler. E trago um carinho para você , um selinho lá no blog. Espero que vc goste. Super bjs , Elo

      Excluir
  3. OLá Minha Querida!

    Conte com o meu apoio e a minha divulgação. POr aqui não temos o hábito de assisitir novelas principalmente desse horário por não concordar com oconteúdo e as abordagens.

    Um grande beijo repleto de Luz!

    ResponderExcluir
  4. Como mãe de 04 filhos, três deles nascidos através da adoção vejo com grande revolta esta abordagem em uma rede de televisão que por ser concessão pública teria a obrigação de informar e não incitar um preconceito que sabemos ainda existir em nossa sociedade.Também não assistimos novelas, porém estou muito preocupada com o tipo de comentários maldosos que meus pequenos podem ouvir de amiguinhos influenciados pela novela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é...na verdade isso não está repercutindo entre as crianças. O grande problema é a veiculação de preconceitos na sociedade, preconceitos estes que os grupos de apoio à adoção tanto lutam por combater. Associar que a personagem é maquiavélica e perversa pq a mãe bio era doente mental dissemina preconceito contra a adoção em si e contra cças que nascem de mães com problemas mentais.
      A coisa é muito mais complexa do que apenas o que as cças vão ouvir na escola.
      O pior de tudo é que o autor lançou esse monte de asneiras preconceituosas e a tal personagem nem é adotada, foi uma história que inventaram para encobrir falta de moral e caráter da mãe dela e do tio (marido da tal tia Iris e que seria o pai bio) por uma traição.
      Enfim...

      Excluir
  5. teresa cristina ten medo da tia iris

    ResponderExcluir
  6. Vindo da rede globo, infelizmente não dava pra esperar outra coisa.Gostaria de publicar este texto também no meu blog.Grandes beijos querida!!

    ResponderExcluir

Já que você chegou até aqui, por favor deixe seu recadinho. Sua visita foi muito importante e seu recadinho nos deixa ainda mais feliz! :)