segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Homenagem!

E quem foi que disse que toda sogra é bruxa?!
Só porque sogra é universalmente conhecida como rival da esposa do filho não pode ser considerada bruxa o tempo inteiro, afinal de contas até mesmo nos contos de fadas há bruxas boas, do bem, que se encrencam porque não conseguem fazer mal a ninguém!
Tá...tá...tudo bem, bruxa boa é fada, eu bem sei! Então existem sogras que são fadas!

Sabe, este ano fiquei muito triste vendo o Dia das Bruxas ser referido como dia da sogra. Eu até compreendo que tem sogras que são bruxas, que algumas têm até verrugas no nariz, que se metem na vida do casal, brigam com a nora por bobagens, interferem na criação dos netos!
Para algumas sogras não existe nora boa, porque nora é nora e pronto! Para elas a bruxa é a nora, com certeza, mas assim mesmo, como em tudo na vida, não dá para generalizar!
Fiquei triste porque no Dia das Bruxas a minha sogra estava hospitalizada! Siiiim, estava muito doente.
E o que tem a ver isso com aquilo, você deve estar pensando e por isso vou responder:

A minha sogra é uma pessoa admirável! Teve e criou 9 filhos. Criou muito bem, diga-se de passagem, apesar de todas as dificuldades que teve porque 9 dos 9 são pessoas honestas, íntegras, do bem. Isso por si já é uma grande conquista para ela e motivo de orgulho para os que a cerca!
Em quase 23 anos de convivência eu só vi da parte dela disposição para trabalhar, pouco tempo para se entristecer, nada de mágoas e muita disposição para ajudar. Ela tinha vocação para ajudar, sabe?! Ajudava os filhos, a família, os amigos, os desconhecidos!
Tinha uma energia que eu com quase a metade da idade dela já não tenho!
Dançar era sua grande alegria! Ninguém a acompanhava quando o assunto era dançar! Sua energia e sua alegria eram inesgotáveis!
E como ela era com as noras?! MÃE! Ela não era sogra dessas que se mete na vida do filho, que reclama da nora, que põe defeito na lavagem da roupa dos netos, que fala mal pelas costas para todo mundo. Não, definitivamente ela não era assim!
Sempre que podia ela ajudava, aconselhava se achasse preciso, mas sem ser arrogante e sem pretender se meter na vida de ninguém! Isso a tornava meio mãe das noras, também!
Estava sempre trabalhando, batalhando para se manter. Tinha uma energia invejável!
Sempre carinhosa, tinha um abraço cheio de amor que nos envolvia numa energia gostosa, acolhedora! Ah, esses abraços farão muita falta!!!
Minha sogra foi mãe, avó, bisavó e sogra exemplar! Tinha uma aura iluminada! Certamente era um anjo neste planeta Terra!
Você pergunta se ela só tinha qualidades?! Não! Ela tinha defeitos também, mas suas qualidades eram sempre tão mais fortes que os defeitos 'passavam batido'! Quem pode guardar ressentimento de alguém que fala coisas sem pensar porque está nervosa e no momento seguinte já está arrependida?! Era impossível guardar ressentimentos dela!
Eu sempre a admirei demais! Tinha nela um dos exemplos para minha vida no futuro, procurava me espelhar nela em muitas coisas.
Quando minha primeira filha nasceu eu pensei que ela não a aceitaria porque talvez por desconhecimento ela era contra a adoção. Ela sempre respeitou nossa decisão, nunca se meteu, mas falou algumas vezes que era contra, entretanto no dia que ela viu a neta pela primeira vez ficou tão emocionada, pegou-a do carrinho e passou a nos visitar todo domingo por muitos meses! Ela acolheu minha filha por neta e nunca fez diferença entre ela e os netos biológicos! Depois acolheu o Tales e depois a Taís, isso com tanta alegria que só me encheu ainda mais de admiração e por uma gratidão profunda!
Posso dizer com isso que ela era um coração que andava! Seu amor por meus filhos era um dos meus maiores tesouros!
E eu não tenho dúvida alguma que por ser assim como era ela teve todas as noras ao seu lado, juntamente com os filhos, num momento em que muitas mães são abandonadas por todos! Ela fez por merecer todo esse carinho!

Hoje estou triste. Conformada porque confio nos propósitos de Deus, mas assim mesmo, triste!
Minha fada sogra, após 40 dias dodói, nos deixou e foi viver em outro plano de vida na última sexta-feira!
Deixa em mim muita admiração e muita gratidão e em todos que a cercavam, muitas saudades!

Eu e ela, há exatamente um ano atrás, no aniversário do meu sobrinho Pedro.
Foto tirada pela Taís!



Deixo esta homenagem para ela!

Meus agradecimentos e minha gratidão a todos que oraram por ela e pela família!


Grande beijo,

Cláudia

8 comentários:

  1. Ah Clau, que triste...Comecei a ler o post na esperança dela ja estar melhor...Sei bem qual o seu sentimento, tabme adoro minha sogra, ela é uma pessoa muito querida, e vejo isso pela educação que ela deu aos filhos..Agradeço tds os dias a Deus por ela ter me dado o Rafa de presente..rsrsr

    Que Deus conforte o coração de vcs, principalmente das drianças, pq não é facil perder uma avó..e seu marido então...não quero imaginar a dor q é perder uma mãe

    Um bjs querida e fique com Deus!!

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga,
    Por acaso vi sua postagem no orkut (pq ultimamente nem na internet tenho entrado) e estou muito triste por toda sua família. Mas tenho certeza que por ela ser uma pessoa boa, o que vai prevalecer são as boas lembranças de uma pessoa fantástica e que deixou saudades.
    Força querida!!
    Meus sinceros sentimentos,
    Beijos
    Sandra

    ResponderExcluir
  3. Oi Clau, td bem? Qto tempo hein, rsrs...vim te chamar para uma promoção do blog, vamos sortear um livro infantil personalizado, com o rosto da criança e dos pais. Participa lá =) http://bit.ly/tEq0Jz tenho certeza que sua filinha vai amar!!

    ResponderExcluir
  4. Que bom que você e sua sogra se dão bem. Acho lindo relações que surgem assim, quando geralmente é o oposto. Eu não tive a mesma sorte, não me dou bem com a minha sogra, mas depois do nascimento da Alice estou tentando ser mais ponderada. Apesar dela não ajudar... rsrs! Meu namorado é filho único, então complica! Mas vamos que vamos! Beijão

    ResponderExcluir
  5. Oiee tudo bom vim conta que tive problemas de novo no blog foi excluido por pouco perdi tudo e o novo link é http://anjodmv.blogspot.com/ me descupe qualquer coisa e espero que possa volta a curti o meu cantinho e as novidades do meu anjinho beijos

    ResponderExcluir
  6. linda homenagem...eu infelizmente não tive a chance de conviver com a minha sogra,pois no ínicio do meu namoro Papai do céu quis ela perto dele,mas sei q teriamos um bom convivio...e defeitos todos nós temos.
    tbm sou do Cmpb e já sou uma seguidora do seu blog,e te convido a dar uma passadinha lá no meu: http://bebelezura.blogspot.com/
    ficarei feliz de te ver por lá...até mais

    ResponderExcluir
  7. Olá querida.meus sinceros sentimentos...Não sei o que houve,tinha certeza que estava seguindo vc e hoje percebi que não.Estive todos os dias em oração..Linda a mensagem!!Parabéns!!

    ResponderExcluir

Já que você chegou até aqui, por favor deixe seu recadinho. Sua visita foi muito importante e seu recadinho nos deixa ainda mais feliz! :)