quinta-feira, 10 de junho de 2010

Primeiros passos!!!


Ontem demos nosso primeiro passo efetivo para a espera de Letícia!
Fomos eu, Tamiris, Tales e Taís à reunião do grupo de apoio! São obrigatórias três participações no grupo de apoio para a entrega dos documentos no fórum.
Como a reunião é numa escolinha, a Taís ficou brincando no play sob os olhos atendos dos irmãos, juntamente com outras criancinhas que lá estavam!
Eu ainda nem fui buscar o cadastro no fórum porque não vamos tirar os documentos agora. A entrega da pasta com todos os documentos, as fotos e os comprovantes de participação no grupo de apoio está prevista para dezembro deste ano ou janeiro do próximo ano!
Confesso que estou, já, entrando em 'estado de graça'! Incrível como as coisas acontecem!
Primeiro começamos a sentir nossa pequena se aproximando de nós! Eu senti, o André sentiu, começamos a sonhar.
Depois começamos a sentir que ela está se preparando para chegar! Sentimos que ela vem se aproximando mais e mais a cada dia, a cada mês! É como se a distância entre ela e nós estivesse diminuindo!
Foi neste momento que fui até o fórum saber como estava nossa situação e soubemos que teremos que tirar nova habilitação.
Tudo bem! Assim podemos nos planejar, tirar os documentos, preparar a casa e a vida!
Ela não tarda a chegar! Sinto que será entre 1 ano e meio a dois anos, no máximo!
Estou me sentindo 'meio grávida', se é que posso definir assim...rss
Meus olhos já fogem para coisinhas que ela provavelmente precisará, já senti vontade de comprar, já toquei em roupinhas e em mamadeiras...rss...como que para matar a vontade até chegar a hora das compras!
Já começo a planejar os bordados e os tricôs, pensar nas cores, nos modelos, nos riscos de bordados, no quadrinho!
Como é uma gravidez que não tem prazo para terminar, terei tempo de planejar tudo e fazer como fiz com a Taís, tudo direitinho, do jeitinho que sonhei!
Preciso comprar uma colcha nova para a cama da Taís para guardar a colcha do berço para a Letícia! A colcha faz conjunto com o protetor do berço.
Ainda não definimos a idade, mas provavelmente vai ficar entre 0 e 2 anos.

A reunião foi excelente! Fiquei impressionada sobre como aumentou o número de casais nas reuniões! Será talvez porque agora as participações são obrigatórias?!
Quando fomos nos habilitar para esperar a Taís também já era obrigatória a participação em 3 reuniões, mas não me lembro que tivessem tantos casais!
Ontem quando cheguei pensei até em ir logo buscar o cadastro e preparar logo os documentos, enviar logo porque pelo jeito agora vai demorar mais para as entrevistas e todo o processo, tendo em vista o tanto de casais presentes na reunião, mas depois baixei a bola...rss
Vamos seguir as programações!
O tema deste mês foi 'Porque a maioria dos casais habilitados preferem os bebês?' e o consenso foi que, num primeiro filho, as pessoas querem curtir a criança desde o comecinho, vivenciar todas as fases, passar noites sem dormir, trocar fraldas'. O assunto foi bem discutido e algumas idéias distorcidas sobre adoção de crianças maiores foram debatidas. O saldo foi muito bom e o espaço para reflexão, excelente!
No mês que vem o André vai à reunião junto conosco! Talvez ele tenha que participar das outras duas, mas aí só nas férias de final de ano, já que ele ingressou na prefeitura agora e está em período probatório. E mesmo que não tivesse, ele não deixaria os alunos dele sem aula.
Estamos com tempo e isso não seria necessário...

Vou aproveitar estes posts sobre o andamento da habilitação da Letícia para deixar dicas para quem pensa em adotar e nem sabe por onde começar! Como  o nome do post é 'primeiros passos', deixo as primeiras dicas:

Se vc está começando a acalentar o desejo de adotar um filho, primeiro:

 - Deixe que a motivação para a adoção seja TER UM FILHO!

Adoção não é ato de caridade, não é ato humanitário, quem adota não está salvando ninguém, não está fazendo um favor, não está 'tirando da rua ou do mundo do crime um coitiadinho'.

Adoção é uma forma a mais de se ter um filho, um filho de verdade!

Adoção não serve para salvar casamento,  nem para resolver um problema de fertilidade. Fertilidade é uma coisa, mater/paternidade é outra!

Adoção não foi inventada para ajudar quem 'não pode ter filhos'. Adoção serve para se ter um filho, ainda que já se tenha filhos biológicos, ainda que não se tenha podido tê-los!

A adoção é para dar famílias para crianças e não crianças para famílias!
A filiação se dá pela predisposição dos adultos de serem pais e não pela ligação genética, portanto para se ter um filho, seja biológico ou adotivo, é necessário antes de qualquer coisa que se deseje ser pai/mãe, se sonhe com um filho, se esteja disposto a doar parte de sua vida a outro ser que, por um perído relativamente grande de tempo, será seu dependente emocional e financeiramente!
Para isso é preciso ter conciência de que será necessário renunciar tempo seu para esse ser, será necessário deixar de lado alguns prazeres, será necessário abrir mão de algumas coisas que só quando não se tem filhos se pode fazer!

- Tenha em mente que o filho adotivo é um filho! Ele não precisa ser cuidado nem tratado diferente de um filho biológico, ele não precisa da piedade de ninguém, ele não precisa ser superprotegido!
Ele precisa ser amado como qualquer filho, precisa de educação, de limities, precisa de atenção, de carinho, de amor, de tempo de dedicação como qualquer filho!

- Filhos adotivos não trazem mais problemas que filhos biológicos aos seus pais! A probabilidade de se ter algum problema com um filho adotivo ao longo da vida é a mesma que com um filho biológico, seja de saúde ou de comportamento.

- Filhos adotivos podem vir com idades diversas, tamanhos diversos, podem vir sozinhos ou com irmãozinhos, podem vir saudáveis ou com problemas de saúde, só vai depender do tamanho do seu desprendimento para receber um filho de etnia diferente da sua, um filho com um irmãozinho maior ou menor que ele, um filho com algum problema de saúde tratável ou crônico!
Um filho biológico também pode nascer com sua diversidade, não de idade nem de tamanho, mas de saúde com certeza!
Quem ganha um filho biológico com saúde comprometida não tem o que fazer, tem que se adaptar para dar qualidade de vida ao filho, portanto se vc pensa em adotar, porque não pensar também nesta possibilidade!
Crianças com problemas de saúde também têm o direito de serem filhas!
Vc não precisa desejar adotar uma criança com problema de saúde, mas também não precisa descartá-la desejando apenas uma criança saudável!

Cada família tem suas limitações, mas com leituras, informações, contato com pessoas que já adotaram muitas coisas podem ser modificadas, muitos leques podem ser abertos!
A maior e principal dica é: informação!!! Se vc está acalentando agora a vontade, o desejo de adotar, informe-se, participe de grupos de apoio virtuais e reais, entre em contato com quem já tem filhos adotivos de diversas idades, tire dúvidas sobre as questões de saúde e adoção tardia antes de dar entrada nos documentos no fórum!
Toda informação poderá fazer diferença quando chegar o momento do encontro seu com seu futuro filho!

No próximo post coloco os passos para iniciar o processo de habilitação!

beijos,

Cláudia

4 comentários:

  1. Lindo,lindo que Deus abençoe sempre.Mãezona.

    ResponderExcluir
  2. Amei, quero dicas pra mudar o meu.
    Depois volto pra pegar o selinho, adorei amiga.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. amei o novo layout, parabéns Cláu, o blog tá lindo!

    ResponderExcluir
  4. Amiga linda, logo logo sua caçulinha estará por aí bagunçando a casa toda, roubando todas as suas noites e deixando essa família linda cada fez mais feliz.
    Bjs

    ResponderExcluir

Já que você chegou até aqui, por favor deixe seu recadinho. Sua visita foi muito importante e seu recadinho nos deixa ainda mais feliz! :)