quinta-feira, 19 de janeiro de 2012
A Criança Pequena e a Tecnologia!
Já há algum tempo venho observando como as crianças pequenas de hoje lidam com as tecnologias.
Antes eu ficava impressionada com a desenvoltura da Taís no computador, mas fui conversando com outras mães, observando outras crianças e vi que o 'fenômeno' não acontece só aqui em casa!
A Taís com menos de 1 ano brincava com meu celular para eu poder dirigir, ou para ela ficar quieta na cadeirinha enquanto eu esperava alguém sair da escola, de algum curso extra ou de um comércio. Com essa idade ela encontrava a música preferida dela simplesmente mexendo nas teclas.
Da primeira vez achei que foi coincidência! Pensei: ela apertou teclas e acabou encontrando e ligando a música de forma aleatória, entretanto ela foi repetindo a façanha algumas vezes e eu me convenci que ela realmente encontrava a música. Como? Não faço a menor ideia! O fato é que sempre que ela queria a música, ela colocava. Era aquela música da Amy Winehouse chamada 'Rehab' onde no refrão dizia 'no, no, no'. Ela simplesmente adorava!
Por volta de 1 ano e meio a 1 ano e 8 meses ela brincava no computador. Tem uns joguinhos onde clica-se o o mouse sobre a pecinha de roupa a arrasta para vestir a bonequinha. Ela, com essa idade, ficava concentradinha em frente ao computador e vestia mesmo as bonequinhas.
Eu ficava ali, atrás dela, olhando sem acreditar. Como podia uma criança daquele tamanho executar tal tarefa?
E assim é com tudo: ela entra na página da internet...só não sabe colocar senha...abre o site que ela quer: geralmente yutube e lá, sem ajuda, ela encontra os videos que mais gosta!
Há pouco tempo ela estava cansada de ficar procurando e perguntou como encontrar os clipes da
Galinha Pintadinha e eu, em um insight, expliquei que ela deveria colocar na barra branca as letras G, a, l, que desta forma ela encontraria os clipes. Eu não havia testado, não tinha certeza se daria certo e ela agora 'vai direto ao ponto' quando quer ver os clipes da Galinha Pintadinha.
A sky é a mesma coisa: eu nunca lembro que número é a TV Cultura. De tanto eu reclamar que não lembrava, ela gravou o número e agora toda vez que quer o canal vem e fala: mãe coloca no um, um, quatro, por favor? Detalhe: ela não pede mais a Cultura, pede o número!
Os joguinhos de desafio ela nunca quer ajuda e se precisam usar o mouse e as setas ela dá conta direitinho!
Ontem foi o máximo para mim! Eu estava verificando se meu celular estava programado para despertar porque ela tinha consulta logo às 8h da manhã. Ela sentou ao meu lado com o celular dela (que era da irmã e ela se apoderou depois que a irmã ganhou um novo) e falou:
- mãe, eu tentei colocar meu celular para despertar também, mas eu não consegui!
- não tem problema, amor, a mamãe colocou aqui para despertar. Não se preocupe.
Ela, então, colocou o celular dela junto ao meu na mesa de cabeceira.
Hoje o celular tocou, acordei, tudo escuro. Um sooono, mas eu tinha que acordar. Virei, fiz uns minutos de hora, aí resolvi olhar meu celular e eram 5h da manhã! O meu estava programado para despertar 6h45m.
Pois bem, fiquei intrigada, sentei na cama, olhei, fucei e não achei nada programado para esse horário. Aí o telefone (dela) começou a tocar novamente, mas eu sonada tentava desligar no meu em vão, é lógico!
Parou, eu deitei, uns minutos depois voltou a tocar. Peguei meu celular que estava totalmente apagado e só aí descobri que era o dela que estava tocando no despertador.
Resultado: estou acordada desde 5h da manhã e não paro de pensar em como ela conseguiu fazer isso!
Fato é que quando ela soube que o despertador dela tocou, ficou feliz e orgulhosa.
Sem contar que ela descobriu funções no celular novo da Tamiris, no notebook, no celular do Tales.
Chego a pensar que para essa geração nova não existe barreiras para o desenvolvimento tecnológico pessoal dessa galerinha!
Grande beijo!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Aiai amiga. Uma pequena hacker temos por aí !! A minha pequena fica alucinada com o celular também. Que geração hein !! Super bjs
ResponderExcluirEntão Elo, essa facilidade que eles têm para a tecnologia me assusta...
ExcluirCelular é uma coisa fascinante, mesmo, para crianças!
bjs,
Cláudia
É isso mesmo, meu pequeno tb adora celulares, computadores e afins, e aprende a mexer bem rápido tb!! Essa geração vai dar um baile na gente srsrsrs. Bjs!
ResponderExcluirEssa geração já está dando um baile na gente, Paloma...rss
ExcluirGeração que não tem medo de apertar botão e de explorar o desconhecido!
Só peço a Deus que usem dessa habilidade para o bem, sempre, sempre!
bjs.
Como diazia minha vó: "O homem é filho do seu tempo!"
ResponderExcluirSaudades de passar por aqui. Anes tarde do que nunca te desejo uma 2012 MARAVILHOSO!
Que Deus abençõe hoje e sempre você e sua família.
Beijos de LUZ
Sua avó estava coberta de razão, Helo!
ExcluirTbm estou com saudades dos blogs amigos. Em fevereiro pretendo colocar tudo em dia!
Um 2012 de paz, luz e realizações para vc e sua família!]
Grande beijo.
Eles nascem ligados e antenados nesse mundo globalizado. Alice AMA um computador. GHAHAHAHHA. Beijos
ResponderExcluirYahhh, incrível como eles já nascem adorando tecnologias!
ExcluirEu sempre deixei meu celular com a Taís e ela nunca quebrou. Acho engraçado isso tbm, pq mesmo bb ela usava e não quebrava. Aliás, quando ela estava na fase de arremessar tudo que tivesse nas mãos o celular era o único objeto que ela não arremessava...rss
Com a velocidade que as coisas estão evoluindo essa nova geração vai sair ganhando com toda essa desenvoltura tecnológica!]
Grande beijo.
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirQue fofa!!!! As minhas tb descobrem cada coisa que fico impressionada!!bjksssss
ResponderExcluirEntão , Priscila, essas crianças são uma geração que a gente está aprendendo a conhecer! rss
ExcluirGrande beijo!