sexta-feira, 18 de março de 2016

Quer se surpreender? Desative sua conta do Facebook!

Mensagem quando você é bloqueado
Então...sábado tivemos uma pendenga envolvendo vários assuntos por aqui, inclusive o uso do Facebook. Por conta disso desativei minha conta porque precisava de tempo para pensar. Precisava de tempo para colocar as ideias e os sentimentos em ordem porque fiquei triste, magoada e com muita raiva de tudo o que aconteceu. 'Ah, mas não precisava desativar! Era só não acessar.". É? Sério? Eu precisei desativar! Isso para mim já basta.
Decidi desativar a conta porque, na verdade, meu desejo de momento era excluir o perfil mas como não gosto de tomar nenhuma atitude no calor da emoção, optei por desativar a conta.
Avisei algumas pessoas e pedi para que caso algum amigo em comum perguntasse, que dissesse que eu havia desativado a conta.
Deixei contato de Watsapp e autorizei que passassem para quem quisesse, também!
Tão logo desativei a conta descobri que o Messenger continuava ativo e que era possível conversar com as pessoas mesmo estando com a conta do Facebook desativada. Oba! As pessoas poderiam vir elas mesmas se quisessem saber o que aconteceu, por que sumi!
Até aí, beleza!
Uma amiga chegou a me dizer que quando eu reativasse a conta poderia ser surpreendida com comentários em grupos e tal. Beleza, também. Faz parte, afinal o que mais existe em redes sociais são juízes da vida alheia, né? Então!

Isso posto, posso dizer que hoje classifico as pessoas que usam redes sociais em duas categorias:
1. Aquelas que pensam além de si e que quando dão falta de alguém vão e perguntam se está tudo bem. Jamais levam um sumiço para o campo pessoal, principalmente se não houver motivos para isso. O pensamento é: fulana deve estar com algum problema.

2. Aquelas que têm o umbigo como centro do mundo e, ao darem falta de uma pessoa, mandam mensagem perguntando porque foram bloqueadas e te bloqueiam (ou excluem, sei lá, porque não consegui ver onde bloqueia alguém que esteja com a conta desativada) elas mesmas sem esperar sequer a resposta.

Ah, e deve ter a categoria que bloqueia/exclui sem nem mandar mensagem, mas essa eu ainda não descobri. rss

Se você é da categoria 1 de pessoas, parabéns! Você é uma pessoa madura e bem resolvida que pensa além do seu umbigo.
Se você é da categoria 2 comece a se perguntar porque é tão vulnerável e tão melindrosa a ponto de sequer esperar resposta da pergunta que fez! Pergunte-se o que leva você a pensar que alguém possa ter te bloqueado ou excluído sem motivo algum quando você poderia pensar que o problema não está em você, mas na vida da pessoa!

Vou explicar uma coisa sobre a diferença entre bloquear e desativar a conta.

Quando você bloqueia uma pessoa ela deixa de existir para você e você para ela. Você não vê mais nada dela. Nadinha. Se alguém marcar a pessoa bloqueada o nome desta pessoa aparece em letras pretas, ou seja, não abre link para você acessar o perfil dela.
Logo, se você é bloqueado por alguém você simplesmente não tem acesso a ela.
Quando você bloqueia ou é bloqueado a pessoa em questão não aparece mais na sua lista de amigos. Repito: vocês deixam de existir um para o outro. Não aparecem em pesquisas, não existe possibilidade de acesso sem desbloqueio.

Quando alguém desativa a conta, se você se der ao trabalho de ir na sua lista de amigos vai encontrar, lá, a pessoa como amiga, porém não haverá foto no perfil dela. Quando você tenta abrir o perfil aparece esta mensagem:


Simples, né? Muito mais fácil do que fazer julgamentos precipitados e tomar atitudes infantis!
Quando uma pessoa some é porque algo pode ter acontecido que ela não queira falar. Talvez precise de tempo. Nem tudo que acontece na vida real é compartilhável na vida virtual. E nem sempre é possível fazer aviso para todos na TL. No meu caso só aumentaria a pendenga. Ademais, quem precisa de tempo não vai ficar fazendo alarde, né? Pois é!

Eu poderia pedir para alguma amiga em comum entrar em contato e falar que eu estava com o perfil desativado? Até poderia, mas não vou. Se ela procurou, perguntou e nem aguardou a resposta, não faz diferença saber. Ela já julgou e já deve estar chorando em posição fetal pelo julgamento que fez da minha pessoa. Se tivesse esperado resposta saberia o motivo do meu face estar desativado!
Se ela souber o que aconteceu e solicitar amizade, posso ate´aceitar, afinal não tenho nada contra. Muito pelo contrário. Só não verei mais com os mesmos olhos de antes.

Gente, isso tudo só tem um objetivo: NÃO JULGUEM, NÃO JULGUEM, NÃO JULGUEM!
Se você conseguiu ter contato é porque não foi bloqueado! Se escreveu, aguarde a resposta.
Se aparece que a pessoa desativou o perfil ela desativou, não excluiu nem bloqueou ninguém!
As relações virtuais são muito parecidas com as relações reais. Quantas vezes alguém muda o comportamento com a gente sem que sequer saibamos o por quê?
Na vida real, como na virtual, falta habilidade a algumas pessoas para conversar. Na vida real mudam o comportamento, viram a cara, mudam a forma de tratar. Na vida virtual exclui-se. Apenas!
Quando se preza uma amizade não é assim que se age. Não mesmo. Não falo de 'amiga de facebook', aquela que faz número. Falo de amiga de longa data, amiga considerada que não levou isso em conta e só pensou no seu umbigo.

Fica a dica. Pensem antes de julgar. E se procurarem saber o que aconteceu, esperem para saber o que aconteceu. Simples assim.
Muitas vezes não é nada do que as minhocas estão alimentando na sua cabeça!

Não estou triste. Não estou chateada. Cada um dá o que tem, certo? Só fiz a publicação para que todos, inclusive eu, possamos refletir sobre essa questão de melindres.

Cláudia



Um comentário:

  1. Amiga, acalme seu coração, me enquadro na categoria 1 com certeza e acho que somos adultos e como tal temos problemas, e muitos... Estou por aqui, sem julgamento. BJÃO

    ResponderExcluir

Já que você chegou até aqui, por favor deixe seu recadinho. Sua visita foi muito importante e seu recadinho nos deixa ainda mais feliz! :)